Sábado à noite tem live e aprendizagem para estudantes de Alagoinhas

Os estudantes do Colégio Estadual Navarro de Brito, no município de Alagoinhas, estão cada vez mais engajados nas ações virtuais que a unidade vem realizando desde que as aulas foram suspensas, por conta da pandemia do Coronavírus. A mais recente solicitação deles aos professores foi a promoção de uma atividade on-line ao vivo, aos sábados, justificando ser um dia em que todos que trabalham estão de folga. Pela segunda semana, uma nova rodada de aprendizado acontece neste sábado (18), das 19h às 19h40, sobre os temas Revolução Industrial e Meio Ambiente. As aulas são transmitidas no Google Meet e o link é disponibilizado pela escola nos grupos de What’sApp das 41 turmas faltando 20 minutos para o início, que acontece também às quartas, das 11h às 11h40 e das 15h às 15h40.

A diretora Jocelia Novaes Gonçalves explica que o objetivo das atividades on-line é manter o vínculo dos estudantes com a escola, ainda que elas não computem como carga horária, e trazer temas atuais e transversais. “Em tempos de pandemia, o importante é não abandonarmos os nossos estudantes, como disse o educador português António Nóvoa, na abertura de uma formação que a Secretaria da Educação do Estado promoveu. Para nós, que já vínhamos mantendo esse contato por meio de uma série de atividades pedagógicas no Google Sala de Aula e impressas, para os estudantes que não possuem acesso à internet, a afirmação dele só reforçou que estamos no caminho certo ao oportunizar esses momentos de aprendizagem”.

Além dos professores do Navarro de Brito, a gestão escolar conta com a parceria de estudantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Na semana passada, por exemplo, duas universitárias da UNEB abordaram questões ligadas ao Coronavírus. Também houve atividade de Língua Portuguesa com dicas de leitura, de como ler e de como identificar o objetivo específico daquele conteúdo apresentado no texto.

A estudante Emily Trindade, 17, 1º ano, conta que as atividades on-line estão sendo muito úteis neste período. “Estou amando, de verdade. Esta pandemia prejudicou muita gente, principalmente as pessoas que estavam no último ano da escola. Então, achei muito interessante este projeto, porque está nos ajudando a ocupar a mente com coisas importantes. Quero agradecer aos professores por não terem deixado a gente sem conteúdo”.

Perivaldo Santana Rocha Junior, 15, 2º ano, também revela estar achando importante a disponibilidade da escola de continuar ligada aos seus estudantes, durante a pandemia. “Estou gostando bastante e achei ótima a iniciativa da direção e dos professores, porque está ajudando a nos manter com a mente ocupada com conteúdos que já estavam sendo trabalhados em sala de aula, mas que poderiam ficar esquecidos se não fossem o reforço das atividades on-line. Está sendo muito boa essa troca de ideias com os colegas e professores”, disse o estudante.

Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.