Rede estadual de Educação realiza mais de 300 mil matrículas durante o calendário formal

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia contabilizou a matrícula de mais de 300 mil estudantes durante o calendário formal (19 a 28 de fevereiro). Com este número, nesta sexta-feira (01/03), já são mais de 959 mil alunos que voltarão às aulas na rede estadual no dia 3 de abril. Além disso, foram matriculados 11.540 estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico – curso técnico de nível médio subsequente.

Fonte: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Aqueles estudantes que não efetivaram a matrícula durante o calendário formal e que queiram ingressar na rede estadual, ainda contam com vagas remanescentes em algumas unidades escolares. A diretora de Atendimento à Rede Escolar, Eliana Carvalho, observa que, neste caso, o estudante ou responsável “deve se dirigir à escola na qual deseja estudar para verificar a existência da vaga. Caso haja vaga, o aluno pode realizar a matrícula na escola escolhida. Se não houver vaga na escola desejada, deve buscar uma outra escola com vaga”, considera.

Satisfação – Feliz por ter garantido sua vaga no Colégio Estadual Thales de Azevedo (Costa Azul), João Lucas dos Santos, 15 anos – estudante, agora, do 1º ano (ensino médio) – era aluno do Colégio Estadual Vale dos Lagos (Paralela), mas gostaria de se sentir ainda mais desafiado. “Eu soube que o Thales é uma escola muito boa, daí quis ir para lá”, justificou o estudioso aluno.

Ronald Duarte, 19 anos, este ano, também tem um desafio a mais: além de estudar, trabalhar. Matriculado no 1º ano (ensino médio), ele disse estar animado e satisfeito por ter conseguido sua vaga para o Colégio Estadual David Mendes (São Rafael). “Vou ter que dar conta dos estudos e do trabalho. Vai ser cansativo, mas estou otimista de que tudo vai dar certo”.

Início das aulas – As aulas da rede têm início no dia 3 de abril. Com a intenção de preparar as escolas para o início do ano letivo, a Secretaria da Educação destinou R$ 46 milhões para as 1.416 unidades escolares que compõem a rede. Os recursos foram disponibilizados nas contas das escolas para que os gestores façam as intervenções necessárias. O investimento vai ser utilizado para reparos na rede física, envolvendo serviços como eletricidade, revisão da cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura, além da manutenção escolar (custeio da unidade – compra de papel, caneta, entre outros).