Projetos de estudantes vencem etapa regional do concurso Respostas para o Amanhã

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dois projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual de ensino foram premiados na etapa regional da 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung, que tem o objetivo de estimular projetos científicos que buscam soluções sustentáveis para problemas existentes na comunidade em que vivem. Nesta etapa, foram inscritos 1.371 projetos envolvendo a participação de 41.929 estudantes de escolas públicas de todo o país, com a seleção de 25 projetos, cinco de cada região do Brasil, que foram contemplados com um notebook e receberão o selo digital de Vencedor Regional.

O projeto “Biosala: sala de artes, sala da vida”, do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Mata de São João, visa a construção de uma sala de artes sustentável, utilizando os princípios da bioconstrução por meio do resgate dos saberes tradicionais indígenas e afrodescendestes. O projeto interdisciplinar está em desenvolvimento com a participação ativa dos estudantes. Recentemente, eles fizeram um curso de tratamento de bambu ministrados por indígenas da aldeia Kariri-xoco e especialistas em biocostrução para a implantação do telhado que será construído com estrutura de bambu.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento deste projeto inovador e que vai trazer vários benefícios para a comunidade escolar. Agora, estamos na expectativa para a fase nacional que será ainda mais emocionante”, afirma a diretora do Colégio Estadual Alaor Coutinho, Maria do Socorro de Deus.

O outro projeto premiado da rede estadual foi o “Bioplástico de banana verde”, realizado por estudantes do 1º ano e professores do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itabuna, na região sul da Bahia. “O projeto tem como um dos objetivos encontrar uma alternativa sustentável para o uso da banana verde inviável para o comércio na produção do ‘plástico’ biodegradável de rápida decomposição, minimizando assim, o uso ou descarte do plástico convencional, diminuindo a poluição do meio ambiente”, explica a diretora da unidade escolar, Ednail Miranda.

Próximas etapas
Para a participação na segunda e terceira etapa, que ocorrerão simultaneamente, os selecionados terão que produzir um vídeo sobre o projeto, com até três minutos de duração. A segunda etapa constitui-se de uma votação online pelo público através do site do Prêmio Respostas para o Amanhã, que irá escolher os cinco melhores vídeos. Na terceira   etapa, a   Banca  Julgadora   selecionará   os cinco melhores projetos. Os professores e diretores dos projetos vencedores nacionais serão contemplados com um notebook para cada um e os alunos participantes das turmas vencedoras nacionais receberão um tablet. Os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro, no portal da premiação.

Notícias Relacionadas