Projetos de estudantes da rede estadual se destacam na 71ª SBPC

Projetos protagonizados por professores e estudantes da rede estadual de ensino foram destaques na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que termina neste sábado (27), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS). O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, por exemplo, apresentou no evento cinco desenvolvidos por alunos da Educação Básica. Já o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Salvador, foi representado pelo projeto “Razão celeste: um jogo sobre Astronomia”, realizado pelo estudante Maicon Douglas dos Santos, 17, do 3º ano.

A professora e vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Souza, fala sobre a participação na 71ª SBPC, cujo tema central é “Ciência e Inovação nas fronteiras da Bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social. “A SBPC é o maior evento de Ciência da América Latina. Trazer alunos da Educação Básica para um congresso desta magnitude e ter contato com os principais pesquisadores do país é fundamental na medida em que instiga e agencia o desejo dos estudantes pela produção de conhecimentos. Os estudantes do CJCC de Conquista apresentaram os seus projetos – aplicativos, jogos e robótica – junto com alunos de graduação e pós-graduação, aproximando a Educação Básica da universidade e dando outras perspectivas de vida para eles”.

O estudante Maicon Douglas dos Santos, por sua vez, apresentou o seu projeto “Razão celeste: um jogo sobre Astronomia” na I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que aconteceu dentro da SBPC. O jogo, desenvolvido no âmbito do projeto Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado, tem o intuito de inserir no contexto escolar uma ferramenta didático-lúdica que abordasse a Astronomia como um tema transversal por meio de seus conceitos e os da Física. “No jogo criado com o software Game Maker Studio, o participante joga em interfaces que ilustram, de forma 2D e 3D, o Sistema Solar, facilitando o entendimento das relações entre seus astros, da sua fragmentação e da sua movimentação. O jogador explora os planetas por meio de espaçonaves que podem ser melhoradas com a obtenção da moeda Astrocoim e que são recebidas como recompensa pelos acertos nas respostas do quiz presente no jogo”, explicou o aluno.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, ressaltou a importância da participação dos estudantes da rede em um espaço de interação com a Ciência nas suas diversas vertentes. “Os estudantes baianos tiveram aqui, na SBPC, a oportunidade de participar ativamente da divulgação científica promovida por grupos de pesquisa. Conviveram com cientistas renomados e com estudantes iniciando a carreira científica. Assistiram a debates sobre financiamento para a Ciência e a Tecnologia, bem como sobre o papel do estudante no atual cenário político brasileiro. A diversidade de espaços inspiradores de criatividade oferece inúmeras possibilidades de produção de saberes que seguirão na bagagem de volta para a Bahia. E mais, o reconhecimento das pesquisas dos estudantes baianos foi notório e retrata que a iniciação científica, a partir da Educação Básica, é fundamental para a formação integral e sólida dos nossos jovens”.