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Projetos de estudantes da rede estadual são destaques na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia
Publicado em qua, 16/03/2016 - 15:29 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A estudante Glécia da Silva, 16 anos, do Colégio Estadual César Borges, no município baiano de Valente, revela o seu entusiasmo pela oportunidade de estar participando da 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento nacional, que acontece até quinta-feira (17/3), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na capital paulista, conta com a participação de 11 projetos de estudantes da rede estadual de ensino. “Ter meu projeto selecionado para uma feira nacional é um privilégio, é a prova do reconhecimento do nosso potencial”, enaltece.
Junto ao colega Ivan Pedro dos Santos, Glécia expôs o trabalho intitulado ‘Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais’, que já havia conquistado o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e Engenharia, na Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Baseado na sustentabilidade e engenharia, o projeto reutiliza pneus, madeiras e controles de videogames para criar o Motor Dance, que vem a ser um tapete de dança utilizado para crianças com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Valente. “Estamos muito felizes representando a rede estadual de ensino com uma experiência que visa ajudar pessoas com deficiência a desenvolverem o raciocínio e o seu aparelho motor”, comemora.
Um dos representantes do projeto ‘Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras - Conde, Bahia’, Ricardo do Rosário Junior, 19, que concluiu o Ensino Médio no Centro Integrado de Educação do Conde, no município do Conde, também falou do orgulho por ter tido o seu projeto selecionado para a FEBRACE. “Por ser o primeiro trabalho científico sobre o Rio da Pedra, as pessoas desconheciam a sua problemática. Então, é muito gratificante saber que estamos contribuindo para a recuperação da parte degradada desse rio. Além disso, estamos vivenciando uma oportunidade ímpar de trocar experiências e informações, o que traz para nós mais conhecimentos científicos, contribuindo para o nosso aprendizado”.
Foto: Divulgação
O coordenador da FECIBA, Rogério Lima, que está em São Paulo, acompanhando os estudantes da rede estadual, conta que os alunos estão entusiasmados com a troca de experiências com colegas de todo o país. “O clima aqui é muito bacana. A rede estadual de ensino da Bahia está sendo valorizada pela sua aposta na iniciação científica entre os seus estudantes e o resultado está aqui hoje, representado por 11 projetos de grande importância social, muitos dos quais utilizam ferramentas digitais para facilitar a execução da pesquisa”, avalia.
Febrace – Neste ano, estão sendo apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, orientados por 476 professores. Depois da exposição dos trabalhos, que segue até esta quinta-feira (17/3), os vencedores serão divulgados na sexta-fera (18/3). A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia do País e tem o objetivo de estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico.
Projetos da rede estadual que estão participando da 14ª FEBRACE:
• Abordagem das viroses (Zika e Chikungunya) nas instituições de ensino da cidade de Pojuca - Colégio Estadual Padre João Montez, Pojuca;
• Acarajé funcional - Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, Alagoinhas;
• Apresentação preliminar da avaliação ambiental do Rio das Pedras - Conde, Bahia - Centro Integrado de Educação do Conde, Conde;
• Baraticida: Super matador de insetos - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira , Ilhéus;
• Evolution - Proposta de nova descendência das aves - Colégio Estadual Wilson Lins, Valente;
• Ler ou não ler? Eis a questão - Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, Catu;
• Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais - Colégio Estadual Cesar Borges, Valente;
• Os donos da escola: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite - Colégio Estadual Antonio de Deus Seixas, Catu;
• Produção de Etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Ilhéus;
• Rapcalc - Calcula pra mim - Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – Cetep, Santa Maria Da Vitoria;
• Reciclagem: Uma ideia que muda você! - Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, Vitoria da Conquista.
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