Projetos de estudantes da rede estadual são apresentados em Fortaleza

Dois projetos idealizados por estudantes de centros estaduais de Educação Profissional serão apresentados na “Expo Milset Brasil 2014”, evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico – MILSET, que acontece até sexta-feira (30/5), em Fortaleza. Os projetos são: Farinha da Casca de Abóbora, do Centro Territorial de Educação Profissional do São Francisco II Antônio Conselheiro (Ceep), em Uauá, e Ciganos: sujeitos de direitos, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. Ambos foram premiados na III Feira de Ciências da Bahia, realizada em novembro, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O projeto Farinha da Casca de Abóbora tem o objetivo de apresentar o potencial nutritivo da casca da abóbora, além de incentivar o reaproveitamento de alimentos que, geralmente, são descartados. “A casca da abóbora, que normalmente jogamos fora, pode ser reaproveitada, resultando nesta farinha, rica em nutrientes e fibras. Com ela, podemos fabricar biscoitos, pães e mingaus”, explicou a estudante Maria José Cruz da Silva, 32 anos, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética. A aluna está ansiosa pelo evento, e comenta que a experiência veio a acrescentar em sua formação. “É um experimento que traz benefícios para a saúde das pessoas. Além disso, estamos levando o nome do nosso Centro e da Bahia para o País”, comemora.

Já o projeto Ciganos: sujeitos de direitos, que foi finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2013 (Febrace), busca resgatar e apresentar à sociedade a cultura da comunidade cigana, na tentativa de minimizar o preconceito que existe em torno deles, possibilitando a construção de um novo olhar, desprovido de estereótipos, com mais respeito e valorização.

Para retratar a realidade deste povo, os estudantes pesquisaram sobre a comunidade cigana da etnia Calon, da família Dourado da Mota, sediada em Jacobina. O estudante Jean Rodrigues, do curso técnico em Comércio, 17 anos, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, comenta que, com a pesquisa, sua visão sobre o conceito de cultura foi ampliado. “Mudei meu conceito sobre o que é cultura e, em especial, sobre o modo de vida deste povo. O que queremos é justamente isso: fazer com que a comunidade aceite os ciganos como sujeitos de direitos”, comentou.  

O evento - A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico - MILSET, do Comitê da MILSET AMLAT e da Comitiva Nacional da MILSET Brasil (Fundação Milset Brasil). Tem como objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade. Na Exposição de Ciência e Tecnologia da MILSET Brasil estão reunidos projetos de alunos do ensino fundamental, médio e superior, com representantes de todos os Estados do nosso país, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela MILSET Internacional.

Notícias Relacionadas