Projetos artísticos e culturais da rede estadual de ensino chegam às culminâncias regionais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, em setembro, a etapa regional dos projetos estruturantes nas áreas de arte e cultura em todas as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). Os projetos, que já passaram pela etapa escolar, inovam nas práticas curriculares e incentivam o protagonismo juvenil nos estudantes da rede estadual de ensino. Entre as iniciativas, o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove). A etapa estadual final acontece de 28 a 30 de outubro, no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciências, esporte e cultura, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador.

Com 17 escolas participantes, a Diretoria Regional de Educação de Caetité (Direc 24) realiza a culminância de 8 a 12 de setembro. O TAL acontece no dia 11/09, às 19h30, no Anfiteatro da Praça da Catedral da cidade. Já o Face vai ser realizado no dia 12/09, no mesmo horário e local. As obras do AVE estarão em exposição no Auditório da Direc 24, entre 09 a 12 de setembro (das 8h às 12h e 14h às 17h). Os trabalhos do Prove serão apresentados no dia 11/09, às 14h, no Auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (Ceep) do Sertão Produtivo. No mesmo local, acontece a exposição dos álbuns produzidos para o EPA, no dia 12/09, às 08h30.

“Tivemos uma grande repercussão por realizar no ano passado o Face e TAL na praça pública da cidade. Tornou-se um evento para a cidade e deu a oportunidade de os estudantes se apresentarem para um público maior”, destacou a diretora da Direc 24, Anailde da Silva.

Entre as participantes deste ano, está a estudante do 3º ano Jéssica Brito, do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, em Caetité, que participa do TAL com o texto intitulado “A Última Carta”. “A obra é baseada na Segunda Guerra Mundial. Escrevi em primeira pessoa como se estivesse vivenciado a época. É um momento importante que me chamou muita atenção nas aulas de História”, explica. Ela também destaca a oportunidade de participar do projeto. “Estou muito satisfeita em ter a chance de expor meu trabalho. A escola fica muito mais interessante com esses projetos”, diz.

Em Salvador, a Direc 1 realiza a etapa regional de todos os projetos no dia 16/09, a partir das 08h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro de Caixa D´Água. O estudante do 2º ano do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe I, Adson Araújo fala da música “Meu Bem”, que compôs para o Face. “Decidi participar pela chance de me apresentar num grande evento. Além disso, a oportunidade me fez gostar mais deste lado musical. Me interessei por aprender a tocar violão”, salienta.

Projetos Estruturantes – Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os projetos estruturantes nas áreas de arte e cultura visam dinamizar a escola e promover o protagonismo juvenil. Envolvendo música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte, os projetos vêm se destacando como um diferencial para a educação na Bahia. Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e realizam uma releitura do patrimônio regional.