Projeto promove oficina de fotografia para estudantes da rede estadual

Palavras-chave:
 
Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, no bairro do Cabula VI, receberam a visita, nesta segunda-feira (5/6), do projeto PhotoTruck. Desenvolvido pela ONG ImageMagica e realizada em parceria com o Instituto CCR Bahia, a iniciativa tem o objetivo de levar reflexão por meio da fotografia, promovendo o olhar crítico da criança e do jovem sobre a percepção do seu em torno, expressando através da foto sua mensagem.
 
Na atividade, que propõe uma mini oficina, os alunos assistem palestra, vídeos e conhecem como funciona uma câmera escura. “Eles também utilizam um aplicativo para capturar uma imagem e colocar uma legenda. Neste ano com o tema “Brasil”, orientamos para que façam algo que retrate o tema, como cada um percebe seu país e capturar isso na foto. Ao final realizamos a impressão do material e montamos uma exposição na escola para que todos possam conferir o resultado”, explicou o educador Gustavo Barbosa, da ONG ImageMagica.
 
A professora de matemática, Rosália de Jesus, falou a importância de oferecer novas experiências aos estudantes. “Toda atividade que venha acrescentar e somar ao aprendizado do estudante deve ser incentivada e trazida para as escolas. No caso deste projeto de fotografia, acaba despertando a curiosidade do aluno e atraindo para uma ampla participação deles, por ser algo diferente e diversificado”, contou.
 
Para o estudante do 6º ano, Flávio Andrade, 13 anos, todo o aprendizado foi uma grande novidade. “Gostei muito de poder acompanhar a oficina, porque não havia tido a oportunidade de conhecer sobre fotografia. Espero que tenhamos mais experiências como essa, pois nos ajuda a aprender de uma forma mais divertida”, disse.
 
Já sua colega Ana Flávia Fernandes, 11, estudante do 6º ano, ressaltou que “o projeto trouxe um novo olhar sobre a fotografia e dá a oportunidade aos colegas que não tem condições de sair e conhecer outros lugares, terem a oportunidade de participar de atividades diversificadas na própria escola”, concluiu. 

Notícias Relacionadas