Projeto leva estudantes de Brejões a conhecerem as belezas da Chapada Diamantina

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Boaventura, no município de Brejões (a 279 km de Salvador), tiveram um final de semana inesquecível. Por meio do projeto ‘Conhecendo a Bahia’, eles passaram o sábado e o domingo (19 e 20), em Lençóis (região da Chapada Diamantina), conhecendo a história e as belezas naturais e arquitetônicas do lugar. O projeto, que tem oito anos de estrada, já conta com 41 viagens carimbadas pelos territórios baianos, envolvendo alunos da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é fazer com que os estudantes conhecem aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais dos lugares por onde passam, valorizando os patrimônios ambiental e histórico das regiões, fazendo com que possam apreciar e sentir o território e suas belezas. 
 
Durante os dois dias de viagem, os estudantes conheceram as localidades de Ribeirão do Meio, Serrano, o Salão de Areias, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera, Poço Halley, Mirante de Lençóis. Também passearam pela cidade de Lençóis e os Poços do Pato e do Diabo, no Rio Mucugezinho e Morro do Pai Inácio. Participaram da viagem 38 estudantes, acompanhados por alguns pais ou responsáveis, funcionários e professores da escola.
 
O diretor da unidade, Dirceu Assis, explica alguns dos requisitos para que o aluno possa participar da viagem. “O aluno tem que ter boa frequência, bom comportamento e participação em sala de aula. É um dia de diversão e muito conhecimento para todos, porque agrega a teoria da sala de aula à prática vista naquele momento. Após a viagem, eles elaboram e entregam um relatório. O projeto é um incentivo ao conhecimento e estímulo ao aprendizado para nossos estudantes. A felicidade que os estudantes ficam, não tem preço que pague”, comentou.
 
Para a estudante Laiana Cruz,17, a viagem foi inesquecível e rica em histórias e conhecimentos. “Nesta viagem pude ter o prazer de conhecer novas histórias, conhecer novas pessoas e novos lugares. Uma experiência maravilhosa, que irei levar para toda a minha vida. Eu ouvi as histórias do Morro do Pai Inácio e do Morro do Camelo, fui ao Poço do Diabo, pude ver pedras de ferro e lugares de total preservação, com o ar 100% puro. A viagem foi excelente”, pontua. 
 
Seu colega Jackson Nascimento, 17, diz que a viagem agrega os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Conheci vários lugares que nunca tinha imaginado frequentar, pessoas novas, lugares lindos, com paisagens incríveis. Assim fica fácil aprender História e Geografia. Lençóis tem uma beleza extraordinária e os morros são belos demais. Foi uma experiência ótima”, comemora.
 
O professor João Tosta Neto, da disciplina de História, que acompanhou os estudantes na viagem, conta que a iniciativa repercute no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Os alunos ficaram bastante felizes. Foi uma excelente oportunidade e experiência de conhecer a Chapada Diamantina, um lugar histórico do nosso Estado, um ponto turístico de amplitude internacional, com uma geografia muito peculiar e vários biomas. Foi uma viagem positiva, que só tem de agregar conhecimento os nossos estudantes”, observa o professor.  
 
Dona Edna Nascimento, 39, funcionária da unidade, acompanhou os estudantes durante a viagem e também falou sobre a oportunidade de participar do projeto. “Foi um momento único. Maravilhoso. Os lugares são lindos, com cachoeiras belíssimas. Cada caminhada e cada passo durante esses dois dias foram de muito conhecimento e história. Foram lugares e momentos que tenho certeza que vão ficar registrados na memória de cada um de nós”.

Notícias Relacionadas