Projeto estimula estudantes a compartilhar experiências de leitura

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Como parte do projeto de incentivo à leitura, desenvolvido por educadores do Colégio Estadual Fred Gedeon, localizado no município de Floresta Azul (406 km de Salvador), os estudantes da unidade escolar estão apresentando e indicando livros que já leram e gostaram para os colegas durante a Semana de Compartilhamento de Experiências de Leitura, iniciada no dia 22 de agosto e que se encerra nesta quarta-feira (31). 
 
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Santana, a atividade foi criada com o objetivo de estimular nos estudantes o prazer e hábito pela leitura. “Durante toda a semana reservamos 20 minutos do intervalo para que cada estudante fizesse a divulgação de um livro que apreciou ler. Eles apresentaram as obras através de resenhas críticas e cartazes, confeccionados por eles sobre os livros indicados”, explica à educadora.
 
O estudante Marcus Vinícius Bandeira, 16 anos, do 1° ano, conta que a atividade mudou sua prática de leitura. “Este incentivo da escola fez aumentar o meu gosto e ritmo de leitura, pois, agora estou lendo duas horas por dia e antes eu ficava semanas sem ler nenhum livro”, revela. 
Para Kaylane Rodrigues Silva, 13, do 9º, a semana foi muito produtiva. “É muito bom poder indicar boas leituras para os colegas e também conhecer outros livros. Eu apresentei a obra ‘Romeu e Julieta’ que li no ano passado e dentre as indicações dos colegas, o livro que mais me interessou foi ‘O menino do pijama listrado’, que acabou virando filme”, diz a estudante. 
 
Quem também gosta muito de ler é a sua colega Mariana Macedo de Oliveira, 14. “Tenho vários livros em casa e um dos meus preferidos é ‘A menina que roubava livros’ e, por isso, o compartilhei. Agora, quero ler o livro ‘Coraline’ porque assisti ao filme e é muito legal”, afirma. 
 
A unidade escolar conta com uma sala de leitura, onde os estudantes lêem livros do acervo em um ambiente propício à prática da leitura. Além disso, os professores das demais disciplinas também promovem atividades voltadas para o incentivo à leitura, através dos diversos conteúdos trabalhados em cada unidade. 
 

Notícias Relacionadas