Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Projeto Estação dos Saberes promove o protagonismo estudantil em Porto Seguro
Projeto Estação dos Saberes promove o protagonismo estudantil em Porto Seguro
Publicado em qua, 26/06/2019 - 16:29 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
O reflexo desse aprendizado foi apresentado, nesta terça-feira (26), na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC) pelos estudantes Vitória Mel Soares Cunha, 16 anos, 2º ano, e Alexandre Augusto Ferreira Almeida, 17, 3º ano, que estavam acompanhados pelo diretor do CIEPS, Caetano Cupolo, e pela coordenadora pedagógica da unidade escolar, Alessandra Tito dos Santos. Os estudantes foram recebidos pelo subsecretário da Educação, Danilo Souza, pela superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, e técnicos da SEC.
O subsecretário Danilo Souza falou sobre a abrangência da Estação dos Saberes. “Trata-se de uma experiência pioneira, que tem relação da Educação Básica com o Ensino Superior e muito protagonismo tanto dos profissionais da Educação quanto dos estudantes, e este é um modelo que precisa ser melhor estudado e, na medida do possível, ampliado e replicado para outras unidades na Bahia”, destacou o subsecretário.
O aprendizado na prática dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula vem funcionando como um elemento motivador no processo de aprendizagem dos estudantes do CIEPS. Entusiasmado, o aluno Alexandre Augusto falou de sua experiência. “Participo do Estação dos Saberes há três anos e as oficinas têm acrescentado muito para a minha vida escolar, como a de Química, por meio da qual aprendemos a fazer batom, repelente, vinho, sempre aplicando a teoria na prática do nosso cotidiano. As ações de iniciação científica praticadas nas oficinas são muito úteis no nosso dia a dia porque agrega conhecimentos. Fiz, também, a oficina de Eletricidade e Matemática e, no ano passado, testei o ENEM e me dei muito bem nas provas dessas áreas graças ao que aprendi nas oficinas”.
A estudante Vitória Mel também falou com entusiasmo sobre os benefícios das oficinas do Estação dos Saberes. “A primeira que participei foi sobre Metodologia Científica, que me ajudou muito a trabalhar formas de ensinar a crianças do Ensino Fundamental. Também entrei na oficina da Banda do CIEPS e foi interessante porque contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, amenizando a minha timidez. Outra que muito me acrescentou como cidadã foi a de Culturalidade Afro e o mais legal de tudo é que as atividades são multiseriadas, o que faz com que haja uma maior integração entre nós, estudantes”, relatou.
O diretor do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, Caetano Cupolo, destacou que a unidade funciona em tempo integral desde 2016, dentro da proposta pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “O projeto Estação dos Saberes, no caso, foi criado como atividade complementar, na qual o aluno é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem”, pontua o gestor. Ele explica que as oficinas abordam temas que estão sendo trabalhados nas aulas regulares. Portanto, a ideia é que elas funcionem como um suporte de aprendizagem coletiva e multiseriadas. “Tudo isso dentro do que a nossa escola se propõe: educar para a vida, afinal não são exclusivamente os assuntos da grade curricular os responsáveis pelo aprendizado. Na oficina de Química, por exemplo, o professor faz um link dos conteúdos aprendidos formalmente em sala de aula com os que os estudantes vivenciam no seu cotidiano, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”.
Sobre as oficinas
Os temas das oficinas do Estação dos Saberes, criado em 2017, são ligados à atualidade, a partir do desenvolvimento de práticas de iniciação cientifica e de intervenção social. Os conteúdos são sugeridos por estudantes, professores e parceiros pedagógicos e as atividades acontecem trimestralmente, de forma multisérie e interdisciplinar, durante dois dias da semana: às terças (pela manhã) e quintas (pela tarde). No total, são oferecidas 31 oficinas, entre as quais as de Horta Escolar, Xadrez, Artes, História Regional, Costura, Paisagismo, Fanfarra, Redação, Reforço Escolar e Hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo), esta última é uma das mais recentes.
Sobre os CIE
Os Complexos Integrados de Educação (CIE) são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores das duas modalidades de ensino. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, de Itamaraju e de Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú e Eunápolis, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Os Complexos Integrados de Educação (CIE) são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores das duas modalidades de ensino. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, de Itamaraju e de Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú e Eunápolis, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Fotos: Do CIEPS - Divulgação / Na SEC - Emerson Santos
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá
-
UNEB e Colégio Estadual Thales de Azevedo promovem feira educativa sobre saúde e antirracismo
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e RMS realizam mostra de trabalhos artísticos