Projeto Estação dos Saberes promove o protagonismo estudantil em Porto Seguro

Fotos: divulgação
Os estudantes do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS), unidade da rede estadual localizada no Extremo Sul baiano, a 707 km de Salvador, têm tido no projeto Estação dos Saberes um agregador de conhecimentos ao seu processo de ensino e aprendizagem. A ação pedagógica, realizada ao longo do ano letivo em paralelo às aulas regulares, tem como objetivo dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Para isto, são trabalhados conteúdos voltados à formação integral dos alunos, por meio de oficinas organizadas dentro da carga horária escolar, englobando iniciação científica e intervenção de práticas sociais, constituídas pela parceria entre a Educação Básica e o Ensino Superior.

O reflexo desse aprendizado foi apresentado, nesta terça-feira (26), na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC) pelos estudantes Vitória Mel Soares Cunha, 16 anos, 2º ano, e Alexandre Augusto Ferreira Almeida, 17, 3º ano, que estavam acompanhados pelo diretor do CIEPS, Caetano Cupolo, e pela coordenadora pedagógica da unidade escolar, Alessandra Tito dos Santos. Os estudantes foram recebidos pelo subsecretário da Educação, Danilo Souza, pela superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito,  e técnicos da SEC.

O subsecretário Danilo Souza falou sobre a abrangência da Estação dos Saberes. “Trata-se de uma experiência pioneira, que tem relação da Educação Básica com o Ensino Superior e muito protagonismo tanto dos profissionais da Educação quanto dos estudantes, e este é um modelo que precisa ser melhor estudado e, na medida do possível, ampliado e replicado para outras unidades na Bahia”, destacou o subsecretário.

O aprendizado na prática dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula vem funcionando como um elemento motivador no processo de aprendizagem dos estudantes do CIEPS. Entusiasmado, o aluno Alexandre Augusto falou de sua experiência. “Participo do Estação dos Saberes há três anos e as oficinas têm acrescentado muito para a minha vida escolar, como a de Química, por meio da qual aprendemos a fazer batom, repelente, vinho, sempre aplicando a teoria na prática do nosso cotidiano. As ações de iniciação científica praticadas nas oficinas são muito úteis no nosso dia a dia porque agrega conhecimentos. Fiz, também, a oficina de Eletricidade e Matemática e, no ano passado, testei o ENEM e me dei muito bem nas provas dessas áreas graças ao que aprendi nas oficinas”.

A estudante Vitória Mel também falou com entusiasmo sobre os benefícios das oficinas do Estação dos Saberes. “A primeira que participei foi sobre Metodologia Científica, que me ajudou muito a trabalhar formas de ensinar a crianças do Ensino Fundamental. Também entrei na oficina da Banda do CIEPS e foi interessante porque contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, amenizando a minha timidez. Outra que muito me acrescentou como cidadã foi a de Culturalidade Afro e o mais legal de tudo é que as atividades são multiseriadas, o que faz com que haja uma maior integração entre nós, estudantes”, relatou.

O diretor do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, Caetano Cupolo, destacou que a unidade funciona em tempo integral desde 2016, dentro da proposta pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “O projeto Estação dos Saberes, no caso, foi criado como atividade complementar, na qual o aluno é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem”, pontua o gestor. Ele explica que as oficinas abordam temas que estão sendo trabalhados nas aulas regulares. Portanto, a ideia é que elas funcionem como um suporte de aprendizagem coletiva e multiseriadas. “Tudo isso dentro do que a nossa escola se propõe: educar para a vida, afinal não são exclusivamente os assuntos da grade curricular os responsáveis pelo aprendizado. Na oficina de Química, por exemplo, o professor faz um link dos conteúdos aprendidos formalmente em sala de aula com os que os estudantes vivenciam no seu cotidiano, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”.

Sobre as oficinas
Os temas das oficinas do Estação dos Saberes, criado em 2017, são ligados à atualidade, a partir do desenvolvimento de práticas de iniciação cientifica e de intervenção social. Os conteúdos são sugeridos por estudantes, professores e parceiros pedagógicos e as atividades acontecem trimestralmente, de forma multisérie e interdisciplinar, durante dois dias da semana: às terças (pela manhã) e quintas (pela tarde). No total, são oferecidas 31 oficinas, entre as quais as de Horta Escolar, Xadrez, Artes, História Regional, Costura, Paisagismo, Fanfarra, Redação, Reforço Escolar e Hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo), esta última é uma das mais recentes.

Sobre os CIE
Os Complexos Integrados de Educação (CIE) são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores das duas modalidades de ensino. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, de Itamaraju e de Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú e Eunápolis, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Fotos: Do CIEPS - Divulgação / Na SEC - Emerson Santos