Projeto envolvendo redes sociais auxilia estudantes de Candeal na aprendizagem de História e Geografia

Tendo em vista o atual contexto da pandemia do novo Coronavírus que assola o mundo, os professores Iago Gomes e Cleonice Moreira da Silva, que lecionam História e Geografia, respectivamente, no Colégio Estadual José Rufino, localizado no município de Candeal, a 177 km de Salvador, identificaram as redes sociais como fortes aliadas no processo de ensino e aprendizagem. De forma lúdica e interativa, os estudantes produzem, de suas próprias casas, conteúdos relacionados às duas disciplinas, tornando-se protagonistas na construção e no compartilhamento de conhecimento.
 
Trata-se do projeto EduComunicar, que visa divulgar informações científicas de forma simples e ilustrada, mesmo sem contar como atividade letiva. As produções, organizadas por uma das turmas do 2º ano do colégio, são postadas na página @educomunicar.2c do Instagram e no Facebook. "Nós, professores orientadores, apontamos o capítulo do livro e o tema da publicação e eles organizam o material para postagem em forma de texto escrito e em imagem. Corrigimos, sinalizamos as alterações e reenviamos para eles, antes de publicarem. Cada postagem fica sob a responsabilidade de um grupo, que vai se alternando com outros. O objetivo é mantê-los em atividade neste período de pandemia, estudando, produzindo e isso possibilita fazê-los refletir sobre os temas e conteúdos, como também inovar na forma de aprendizado, colocando-os diretamente inseridos na produção da disciplina", explicou o professor Iago.
 
Sobre o projeto, a professora Cleonice destaca que ele proporciona uma troca de informações entre os estudantes e que se estende para a comunidade em geral. "É um exercício fundamental para o desenvolvimento cognitivo, a construção de um pensar crítico e acessível a todos com qualidade. Mas, para além da construção do conhecimento, percebemos que o projeto também tem colaborado para a melhora da autoestima dos estudantes", explicou.
 
O estudante Robert Soares, 16, 2º ano, falou sobre a importância do projeto e da atenção dos professores. "O projeto tem sido essencial neste momento que estamos vivendo. Produzimos conteúdos e nossos seguidores estão aprendendo junto com a gente. Os professores Iago e Cleonice são profissionais extraordinários, que visam sempre o bem-estar de seus estudantes. Eles buscam sempre inovar com ensinos dinâmicos e eficazes", salientou.

Notícias Relacionadas