Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Projeto de Matemática incentiva estudantes a colocarem em prática o aprendizado de sala de aula
Projeto de Matemática incentiva estudantes a colocarem em prática o aprendizado de sala de aula
Publicado em seg, 13/06/2022 - 14:49 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Idealizador de outros projetos, como o “Caminhos da Matemática nas Trilhas das Sete Passagens”, através do qual os alunos vão até o Parque Estadual das Sete Passagens para trabalhar os conceitos de teoremas e cálculos de altura das cachoeiras, o professor encanta os alunos com o trabalho proposto. Karinne Marques, 16, 2º ano do Ensino Médio, ressaltou que consegue compreender melhor os assuntos com a prática da teoria e que adorou o formato. “O professor trouxe a proposta da construção do foguete e apresentou o projeto como uma forma de entendermos, na prática, como funcionavam as parábolas e a lógica na construção das fórmulas. Não ficou cansativo, facilitou o entendimento do assunto e ficou muito mais fácil visualizar a aplicação desse conteúdo”.
Para o professor Anderson, o “Matemática nas alturas” faz com que os estudantes demonstrem autonomia, criatividade, empolgação e disponibilidade para aprender. Ele conta que os projetos realizados são frutos de uma superação pessoal com a matéria. “Quando era estudante, tinha muita dificuldade e isso fez com que, na minha formação como professor, buscasse o porquê de as pessoas terem dificuldades em entender a Matemática”. A curiosidade e a busca por informações para se transformar em um bom professor impulsionaram Anderson a cursar História, Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino na Matemática.
“A Neurociência explica que precisamos alcançar os indivíduos por diferentes modos de aprendizagem - visual, auditivo e, por fim, sinestésico - nos quais se utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas, movendo, tocando, montando e desmontando coisas e estimulando aprendizados. Percebi que o ensino da matéria, no modo geral, tendia a ser abstrato, pela forma que é normalmente trabalhada. Então, busquei metodologias para ensinar que façam com que o aluno tenha facilidade em aprender”, explicou o educador.
A estudante Rebeca Vitória, 16, 2º ano do Ensino Médio, tinha dificuldades com a disciplina, porém o formato tem atraído o interesse da aluna, que tem gostado de estudar a disciplina. “As aulas são muito boas. Sempre achei a Matemática muito cansativa, com muitos cálculos, mas ele transmite os assuntos de uma forma que sentimos leveza. Gosto da metodologia dele por sempre trazer exemplos práticos, passei a ver que a Matemática está presente em nosso dia e como podemos usá-la em nossa vida. Isso tem me ajudado a superar minhas dificuldades na matéria”.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira