Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projeto de estudantes quilombolas é destaque em programa da Rede Globo
Duas estudantes da E.E. Antônio Carlos Magalhães, no município de Antônio Cardoso, na Bahia, desenvolveram uma pesquisa para ajudar os moradores da região a descobrirem suas origens quilombolas e conhecerem seus direitos. E o estudo das meninas foi longe. O projeto participou de feiras nacionais e internacionais, sendo reconhecido pelo Intel ISEF, nos Estados Unidos, como um dos seis melhores do continente.
O ponto de partida da pesquisa foi quando a professora de Geografia Patrícia Peixoto levou para a escola um jornal que destacava o município como o mais negro do país, foi apresentado em sala de aula. Para surpresa dela, a turma se manifestou de forma negativa, rejeitando a manchete. Foi a partir daí que Thayná dos Santos Almeida, 16 anos, e Beatriz Santana Pereira , 17 anos, começaram a pesquisar para descobrir por que os alunos da turma não se reconheciam como negros.
>> Clique aqui e assista ao vídeo
Na primeira fase do estudo, elas realizaram um questionário com jovens do Ensino Médio da escola e descobriram que a maioria dos alunos não conhecia a história e a cultura local. Na segunda parte da pesquisa, as meninas conversaram com os moradores de comunidades quilombolas. O resultado do trabalho foi apresentado na escola e em feiras do país e do exterior.
Matéria exibida no Programa 'Como Será?'
Notícias Relacionadas
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira
-
Profissionais da rede estadual participam de imersão sobre Educação Especial em Santo Antônio de Jesus