Projeto de estudantes de Vitória da Conquista é inserido na plataforma de boas práticas educacionais do MEC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



O projeto Choice, um jogo digital desenvolvido pelos estudantes Luiz Borges, Felipe Souza e Tiago Silva, todos com 17 anos, na incubadora de projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, está entre as 30 boas práticas inseridas no acervo do Banco de Práticas Inspiradoras. A plataforma,  lançada Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Península, tem a proposta de divulgar histórias exemplares de atuação de professores da rede pública em salas de aula em todo o Brasil.


O Choice é um game interativo de educação alimentar, que é jogado com 18 cartas digitais, a partir de perguntas sobre o comportamento e a prática de atividades físicas sobre um assunto atual: obesidade na adolescência. O objetivo é promover a reflexão sobre hábitos saudáveis na adolescência. Orientado pela professora Elmara Souza, o projeto já tinha sido finalista do Prêmio Professores do Brasil 2017, do MEC, tendo concorrido com mais de mil projetos inscritos de todo o país.

A professora Elmara Souza fala sobre o alcance e o reconhecimento do projeto. “É uma alegria enorme ver um projeto desenvolvido por meninos da escola pública se destacar nacionalmente. Saber que, como professora orientadora, inspirei esses jovens, é muito gratificante. Além de difundirmos um projeto que tem uma importante função social, estamos divulgando o potente e diferenciado trabalho de produção de conhecimentos que realizamos no CJCC”, declara.

A obesidade no Brasil, enfatiza Elmara, é um problema de Saúde Pública. “Temos registros de altos índices de obesidade na adolescência no Brasil. Mais de 30% dos jovens têm sobrepeso. Meus alunos se identificaram com o tema e se engajaram no projeto ‘Incubadora de projetos: a experiência de construção do jogo digital Choices sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física na adolescência’. Com o jogo, exercitamos a curiosidade intelectual dos nossos estudantes interessados em linguagem de programação, fazendo-os refletir sobre a saúde e, assim, criar uma solução tecnológica que ajudasse a conscientizar outros jovens sobre o tema”, conta a professora, destacando que o Choice recebeu prêmios importantes, como o da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e rendeu um artigo, escrito pelos jovens com a sua ajuda, para o congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no ano passado.

Práticas inspiradoras - O Banco de Práticas Inspiradoras reúne projetos realizados por professores da rede pública, a partir de temas alinhados ao conteúdo das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de uma abordagem que estimula o aluno a refletir de maneira mais ampla e criativa. O objetivo da plataforma do MEC é promover uma reflexão mais ampla sobre o papel dos professores e inspirá-los a desenvolverem práticas inovadoras e ajudá-los na implementação da Base em suas realidades. As boas práticas, relatadas em formato de artigo e vídeo, compreende, entre outras atribuições, a resolução de conflitos; o estímulo ao uso de tecnologia e diferentes linguagens; e a valorização da diversidade. O material pode ser conferido através do link da plataforma integrada.

Sobre o CJCC - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são unidades da rede estadual de ensino que têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e diversificar o currículo dos estudantes com oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Cinco unidades do CJCC já funcionam nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna e mais três estão em implantação nas cidades de Feira de Santana, Jequié e Irecê.

 
 

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