Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projeto de estudantes de Vitória da Conquista é inserido na plataforma de boas práticas educacionais do MEC
O projeto Choice, um jogo digital desenvolvido pelos estudantes Luiz Borges, Felipe Souza e Tiago Silva, todos com 17 anos, na incubadora de projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, está entre as 30 boas práticas inseridas no acervo do Banco de Práticas Inspiradoras. A plataforma, lançada Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Península, tem a proposta de divulgar histórias exemplares de atuação de professores da rede pública em salas de aula em todo o Brasil.
O Choice é um game interativo de educação alimentar, que é jogado com 18 cartas digitais, a partir de perguntas sobre o comportamento e a prática de atividades físicas sobre um assunto atual: obesidade na adolescência. O objetivo é promover a reflexão sobre hábitos saudáveis na adolescência. Orientado pela professora Elmara Souza, o projeto já tinha sido finalista do Prêmio Professores do Brasil 2017, do MEC, tendo concorrido com mais de mil projetos inscritos de todo o país.
A professora Elmara Souza fala sobre o alcance e o reconhecimento do projeto. “É uma alegria enorme ver um projeto desenvolvido por meninos da escola pública se destacar nacionalmente. Saber que, como professora orientadora, inspirei esses jovens, é muito gratificante. Além de difundirmos um projeto que tem uma importante função social, estamos divulgando o potente e diferenciado trabalho de produção de conhecimentos que realizamos no CJCC”, declara.
A obesidade no Brasil, enfatiza Elmara, é um problema de Saúde Pública. “Temos registros de altos índices de obesidade na adolescência no Brasil. Mais de 30% dos jovens têm sobrepeso. Meus alunos se identificaram com o tema e se engajaram no projeto ‘Incubadora de projetos: a experiência de construção do jogo digital Choices sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física na adolescência’. Com o jogo, exercitamos a curiosidade intelectual dos nossos estudantes interessados em linguagem de programação, fazendo-os refletir sobre a saúde e, assim, criar uma solução tecnológica que ajudasse a conscientizar outros jovens sobre o tema”, conta a professora, destacando que o Choice recebeu prêmios importantes, como o da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e rendeu um artigo, escrito pelos jovens com a sua ajuda, para o congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no ano passado.
Práticas inspiradoras - O Banco de Práticas Inspiradoras reúne projetos realizados por professores da rede pública, a partir de temas alinhados ao conteúdo das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de uma abordagem que estimula o aluno a refletir de maneira mais ampla e criativa. O objetivo da plataforma do MEC é promover uma reflexão mais ampla sobre o papel dos professores e inspirá-los a desenvolverem práticas inovadoras e ajudá-los na implementação da Base em suas realidades. As boas práticas, relatadas em formato de artigo e vídeo, compreende, entre outras atribuições, a resolução de conflitos; o estímulo ao uso de tecnologia e diferentes linguagens; e a valorização da diversidade. O material pode ser conferido através do link da plataforma integrada.
Sobre o CJCC - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são unidades da rede estadual de ensino que têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e diversificar o currículo dos estudantes com oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Cinco unidades do CJCC já funcionam nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna e mais três estão em implantação nas cidades de Feira de Santana, Jequié e Irecê.
Notícias Relacionadas
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos