Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Projeto de dança mobiliza estudantes e comunidade na escola
Projeto de dança mobiliza estudantes e comunidade na escola
Publicado em ter, 14/02/2017 - 11:09 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
Com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e maior integração entre os estudantes e a comunidade, o Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, localizado no bairro do Cabula VI, em Salvador, criou o Projeto Black Dance. A atividade utiliza recursos teatrais para elaborar coreografias de músicas que retratam o cotidiano e discutir questões como empoderamento, igualdade de gêneros, movimento LGBT e intolerância religiosa, entre outros temas que norteiam a formação desses jovens.
A ação é voltada para a dança de rua e o grupo utiliza canções da música negra nacional e internacional, reforçando o trabalho de identidade cultural e igualdade de gêneros. Para não prejudicar as aulas dos estudantes, os ensaios acontecem na unidade, aos sábados, sempre pela manhã (das 8h às 12h).
“O projeto conta com 30 participantes e é aberto para a comunidade, ou seja, nós temos meninos e meninas egressos da unidade que continuam participando do projeto e, a cada dia, mais jovens procuram nossa escola querendo realizar a seleção para participar do grupo”, relata a coordenadora do Grupo, Francine Costa. A professora conta, ainda, que a fama dos jovens já corre até em outro continente. “Resolvemos coreografar a música “Cala boca”, do cantor angolano Sevendays, postamos um vídeo na internet e chegou até o conhecimento do cantor, que gostou muito e prometeu vir à escola, dançar com os meninos”, comemora.
O estudante João Pedro Ribeiro, 1º ano, está ansioso para dançar com o cantor internacional. “Mesmo estando de férias da escola, estamos ensaiando e aprimorando a coreografia para fazer bonito. É um grande reconhecimento dele com o nosso trabalho, estamos muito felizes”, confessou João. O jovem ainda divide o tempo entre a dança e o futebol, mas diz que a sua maior paixão é a dança e se organiza para não perder as aulas. “Como faço parte da seleção sub-17 do Esporte Clube Bahia, com treinos diários, fico cansado, mas quando chego à escola e começo a ensaiar, conversar com os meus colegas e a professora, o cansaço passa”, conta.
Para sua colega de dança, a estudante do 9º ano, Suede Carina dos Santos, 14 anos, a dança ajudou a melhorar a sua timidez. A jovem conta que sempre admirou pessoas que trabalham com intervenções artísticas, mas não se imaginava participando de um grupo de dança. “Eu era muito tímida, a dança me ajudou bastante. Hoje estou mais desinibida, converso mais e não tenho vergonha de falar em público, até já pensei em seguir carreira na dança”.
Parcerias
O grupo tem parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde os estudantes dos cursos de Teatro e Dança ministram aulas de expressão corporal, comportamento no palco, jogos teatrais e relação com a plateia e promovem rodas de conversas sobre temas sociais.
O grupo tem parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde os estudantes dos cursos de Teatro e Dança ministram aulas de expressão corporal, comportamento no palco, jogos teatrais e relação com a plateia e promovem rodas de conversas sobre temas sociais.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos