Programa Trilha certifica jovens em Governador Mangabeira

A certificação dos estudantes da rede estadual que participaram do Programa Trilha – Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, foi realizada nesta terça-feira (29/11). São 19 concluintes do arco ocupacional em Agroextrativismo que estão aptos para o mundo do trabalho ou, então, para continuar a formação profissional ingressando em um dos 80 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município.

Durante a cerimônia, os jovens receberam certificados de concluintes do ensino fundamental e de qualificação profissional. Eles aprenderam que a atividade agroextrativista pode ser feita tanto pelo modo artesanal quanto pela utilização de recursos de alta tecnologia. Podem atuar como pequeno produtor, em parceria, nos projetos comunitários promovidos por prefeitura ou secretarias de agricultura, pequenas ou grandes empresas rurais de produção e transformações de produtos.

A concluinte Naiara Miranda Conceição, 28 anos, não escondeu sua felicidade. Ela avalia o curso como a possibilidade de transformação em sua vida. “Tive que parar os estudos para trabalhar e, depois, para cuidar das minhas duas filhas. Passei um tempo sem estímulo para voltar à escola, e esse curso veio para fazer a diferença. Hoje me sinto um ser humano diferente. O conhecimento muda a gente. Não quero deixar a escola nunca, quero continuar e penso até em fazer curso técnico na área de Informática”, disse.

Sobre o Trilha –  O  Trilha – Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho conta com ações em diferentes secretarias. O programa foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.

O objetivo desta ação é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação do ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral.

Notícias Relacionadas