Programa Parlamento Jovem Brasileiro seleciona projetos de estudantes baianos

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) pré-selecionou 24 projetos de estudantes da Bahia, sendo 11 deles de alunos da rede estadual de ensino, para a jornada legislativa, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro, em Brasília. Dos 24 projetos, seis serão escolhidos para que os estudantes possam fazer a apresentação durante a semana de vivências da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A lista com os seis projetos baianos selecionados será divulgada no dia 06 de agosto.

Os estudantes escolhidos tomarão posse como deputados jovens e participarão ativamente de todo o processo parlamentar, dando voz às suas ideias e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o país, além de participarem de votações como se fossem deputados federais. Entre os projetos selecionados da rede estadual está o de Adriele Barbosa dos Santos Silva, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador, que institui o “Programa Nacional de Proteção à Saúde Mental dos Estudantes das Escolas Públicas Brasileiras (PROTESAUM) e dá outras providências”.

Já o estudante João Vitor Ribeiro Santos Vilas Bôas, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, também em Salvador, vislumbra apresentar o projeto sobre a criação do “Programa de Assistência e Inserção do Adolescente em Conflito com a Lei no Mercado de Trabalho e dá outras providências”. A estudante Rafaela dos Santos de Souza, do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Malhada, elaborou o projeto que “Regulamenta a obrigatoriedade do uso de sinal sonoro em semáforos em todo o território nacional durante a travessia da faixa de pedestres, como garantia do direito de ir e vir dos deficientes visuais, e implementação de piso tátil direcional e de alerta nas calçadas garantindo à liberdade e segurança de tais cidadãos e dá outras providências”.

O coordenador de Juventude da Secretaria da Educação, Jocivaldo Bispo da Conceição, comemora o alcance social dos projetos apresentados pelos estudantes.  “Tivemos um grande número de projetos dos estudantes da rede estadual inscritos, 64 ao todo. Foram projetos de pelo menos oito Núcleo Territorial de Educação (NTE). Para a escolha dos projetos a Secretaria da Educação do Estado criou uma comissão, por meio de uma portaria, formada por professores de diferentes disciplinas, que analisou e selecionou os projetos, que, em seguida, foram encaminhados e ratificados pela Câmara dos Deputados”, explicou.