Programa Estudantes nos Museus inicia atividades nesta terça (28)

Foto: Amanda Chung

O objetivo da atividade é utilizar o patrimônio museológico como suporte no processo educativo.

A Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciam, nesta terça-feira (28), a partir das 10h, o programa ‘Estudantes nos Museus’, que visa promover atividades educacionais voltadas para os estudantes da rede estadual de ensino, por meio de experiências imersivas e interativas no ambiente museal. O primeiro dia de atividades será no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Para Marcelo Lemos, diretor geral do IPAC, esta é uma oportunidade de incentivar os alunos a conhecer mais sobre a sua história e cultura. “O IPAC considera essa missão de suma importância, por acreditarmos que a Educação deve ir além das salas de aula tradicionais e proporcionar experiências que enriquecem a formação pessoal e coletiva dos estudantes. O programa também tem um papel fundamental na formação de público, mostrando a importância desses equipamentos culturais, trazendo um novo ambiente para além dos meios digitais”, afirma.

Nesta primeira semana, o programa será apresentado aos professores da rede estadual, através de visitas guiadas e oficinas, além de outras dinâmicas desenvolvidas, nos mesmos moldes das programadas para os estudantes. Nos próximos dias, as visitas acontecerão em outros museus de Salvador e interior do estado, como o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (29/5), o Museu de Arte Moderna (04/06), Centro Cultural Solar Ferrão (05/06), além do Parque Histórico Castro Alves (06/06), localizado em Cabaceiras do Paraguaçu.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - O IPAC é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.