Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Programa Escola em Tempo Integral é tema na plenária do Conselho Estadual de Educação da Bahia
O Programa Federal ‘Escola em Tempo Integral’ que, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promoverá a formação continuada de secretários e equipes técnicas das secretarias de Educação do Nordeste, foi pauta da 1282ª sessão ordinária do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) ocorrida nesta segunda-feira (08/07). Os conselheiros receberam os professores Roberto Sidnei Alves Macedo e Silvia Maria Leite de Almeida, coordenador institucional e vice-coordenadora do programa, respectivamente, no Auditório Luiza Bairros do Complexo da Gestão Democrática da Educação, sede do órgão primaz do Brasil, para apresentação do Programa e das atividades de formação a serem realizadas em todo o Nordeste.
O debate no CEE-BA reforçou a importância de trazer temas como a formação integral para o centro das discussões educacionais. Os conselheiros e as conselheiras corroboram que este programa é um passo fundamental de reconstrução da educação do país e de transformação da educação no Nordeste, entretanto seu sucesso depende do comprometimento de todos os atores envolvidos.
O presidente Roberto Gondim encerrou a sessão com palavras de apoio e compromisso, lembrando que, com união e esforço contínuo, a educação baiana pode alcançar novos patamares de qualidade e inclusão. “O CEE Bahia apoia o Programa ‘Escola em Tempo Integral ETI/UFBA/NORDESTE’. Acreditamos que, juntos, podemos construir uma educação pública de excelência, que honre o legado de Anísio Teixeira e prepare nossos jovens para um futuro brilhante”, disse o presidente do Conselho.
O Programa “Escola em Tempo Integral ETI/UFBA/NORDESTE” é um incentivo e um convite à sociedade para se engajar na transformação educacional do Nordeste. “Com dedicação, inovação e colaboração, é possível construir uma nova realidade educacional que promova a formação integral e o desenvolvimento pleno de nossos estudantes”, finalizou Roberto Gondim.
A Formação
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais, está promovendo formação continuada de secretários e equipes técnicas das secretarias de educação de todo o Brasil no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral. O intuito é apoiar as secretarias de educação a elaborar, planejar, aprimorar e institucionalizar políticas de educação integral em tempo integral, com qualidade e equidade.
O curso é estruturado em cinco módulos: Módulo 1 - O Programa Escola em Tempo Integral; Módulo 2 - Fundamentos da educação integral; Módulo 3 - Bases legais da educação integral e do tempo integral; Módulo 4 - Tópicos para a elaboração de política de educação integral em tempo integral em nível local ou estadual; e Módulo 5 - Gestão democrática e as diversas instâncias de participação e acompanhamento social na política de educação integral.
A carga horária é de 100 horas e a metodologia prevê momentos formativos remotos assíncronos e síncronos, além de aulas presenciais, como encontros estaduais ou seminários regionais, conforme cronograma apresentado por cada universidade anfitriã. Os participantes precisam ter 75% de frequência, concluir as tarefas de cada módulo, participar dos webinários e encontros presenciais, assim como apresentar relatórios de conclusão do curso sobre o processo de elaboração, revisão, aprimoramento e/ou conclusão da política da secretaria a qual integram, para a expansão de tempo integral, na perspectiva da educação integral. Ao final, será emitido certificado de conclusão, assinado pela universidade da região e pelo MEC.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro