Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professores tutores dialogam sobre estratégias para recomposição das aprendizagens dos estudantes
Promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) através do IAT, a formação trouxe para debate o direito à educação, acesso e permanência na educação básica e questões relacionadas ao Projeto Sucesso Escolar.
Na oportunidade, os professores tutores participantes assistiram a apresentações sobre o RPP enquanto direito do estudante e sobre atribuições e experiências do professor tutor, tiveram acesso a práticas pedagógicas adotadas por outros países para lidar com a defasagem da aprendizagem e debateram sobre pontos principais das Portarias 190 e 195. Eles conhecerem também a Plataforma Plural e participaram de oficinas onde fizeram estudo de casos fictícios sobre os eixos Monitoramento, Busca Ativa, Engajamento e Avaliação e elaboraram um Plano de Trabalho.
“Estou incumbida de orientar vocês desde o pedagógico até a construção do projeto do RPP. Minha encomenda é falar sobre o projeto de progressão parcial na perspectiva do direito do estudante e vou trazer alguns pontos para vocês refletirem que a progressão parcial é nada mais que uma forma de avaliação e aí, vocês que são docentes, tem conhecimento de causa”, destacou Nájila da Silva Lopes, que Integra a Coordenação de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (SUPED), da Secretaria da Educação do Estado.
Nájila fez uma apresentação com uma perspectiva mais operacional do que teórica, mas com algumas lâminas trazendo uma abordagem teórica, já que, segundo ela, é importante ter esta fundamentação. Ela também abriu espaço para os professores tutores tirarem dúvidas e sinalizarem suas inquietações.
“A recomposição da aprendizagem não é uma novidade, vocês já desenvolvem isso, já têm esse olhar, mas temos uma orientação oficial, uma portaria que vamos esmiuçar, para tirar algumas dúvidas, elucidar melhor e beber também da água que vocês já trazem. Essa troca é bem interessante. Estou feliz de estar aqui com colegas para desenvolver um bom planejamento para a nossa rede”, afirmou Josevonne Serafim, membro da Diretoria de Organização Curricular Pedagógica da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT) da Secretaria da Educação.
"Esta formação tem o objetivo de trazer para a prática do professor um pouco do RPP. E esse momento é muito importante, porque a gente tem trocas. A gente consegue enxergar na nossa realidade, como que o projeto vai se desdobrar. Tem sido bacana a gente ouvir também a rede e entender as condições para que a gente possa evoluir no projeto e, cada vez mais, contribuir com o sucesso escolar do estudante", pontuou o representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Renan Almeida.
A experiência dos professores tutores
"Está sendo uma experiência muito proveitosa para que a gente consiga absorver alguns conteúdos, mas também para contribuir na elaboração de algumas estratégias que servirão como base para direcionar esta disciplina. É algo novo, então acredito que os professores têm muita propriedade em relação a dizer como que esta disciplina deve ser conduzida, qual a necessidade que a gente tem na sala de aula e acredito que é importante, sim, ouvir o professor para a construção desse projeto", contou Hítalo Lacerda, professor do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEP Saúde) de Feira de Santana.
“A formação tem sido bem estruturada. O dia de ontem foi bem importante para sanar dúvidas, nos apropriarmos das Portarias 190 e 195 e para que nós ouvíssemos os formadores, que trouxeram para nós a solução de algumas dúvidas. Hoje nós estamos pensando, junto com o NTE e a Secretaria da Educação, como melhorar ainda mais o atendimento de RPP em nossas unidades escolares", explicou a professora do Colégio Estadual Polivalente San Diego, Karla Daniela Cupertino.
A Formação
A formação, que possui formato híbrido, carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), é dividida em 04 módulos nos quais serão trabalhados os temas ‘Direito à educação, acesso e permanência na educação básica’, ‘Avaliação para a aprendizagem, aprovação e reprovação - reflexões sobre o papel da escola’, ‘Acompanhamento das aprendizagens’ e ‘Indicadores educacionais’.
Sobre o RPP – O Regime de Progressão Parcial é um direito do estudante assegurado no Artigo 24, Inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a matrícula no ano/série seguinte, dando continuidade à escolarização.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec