Professores orientadores da rede estadual participam de formação pedagógica, em Salvador

Palavras-chave:

Fotos: Claudionor Jr.
Com o objetivo de estruturar os componentes de Estágio Profissional e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quarta-feira (29), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, uma formação pedagógica para mais de 240 professores orientadores que atuam nos centros e nas unidades ofertantes dos cursos técnicos de nível médio. A mesma atividade já foi realizada nos municípios de Ilhéus e Juazeiro, com a participação de docentes dos demais núcleos.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou a importância do encontro formativo. “Essa formação nos ajuda a construir as orientações sobre estágio e TCC, além de permitir a troca de experiências e práticas, pois nós temos uma rede diversa com contextos totalmente distintos”.

A professora e orientadora Keliane Neri, que atua no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana, em Salvador, disse que o encontro foi esclarecedor devido a mudança da matriz curricular. “Foi informado que o estágio vai ter três fases, iniciando a partir do primeiro módulo. Então, devemos pegar esse aluno, falar sobre o que é o estágio e o TCC e já colocá-lo para desenvolver um pré-projeto”.

A programação contou com a palestra “Estágio profissional e o trabalho de conclusão de curso na rede da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia”; com relatos de experiência sobre projetos de pesquisa/extensão e intervenção social; e explanação sobre o tema “A política da EPT e o fortalecimento das práticas profissionais e da iniciação científica nos cursos técnicos de nível médio: desafios e perspectivas”, entre outras atividades. Além disso, foram realizadas apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos formados durante o encontro.

Notícias Relacionadas