Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professores e técnicos da rede estadual abordam conteúdos interdisciplinares no Programa Intervalo
Uma maneira inusitada de disseminar e debater conteúdos pedagógicos interdisciplinares, utilizando, como suportes, a arte, a ludicidade e o entretenimento, dentro de uma contextualização sociocultural. Assim é o Programa Intervalo, iniciativa audiovisual da Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizada por professores e técnicos da TV Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e protagonizada por estudantes da rede pública estadual que fizeram parte das formações realizadas no Estado desde 2012. Lançado durante o II Seminário de Educação e Tecnologia (14 e 15 de maio), a produção reúne 120 vídeos de quatro minutos, organizados em nove séries temáticas.
>> Acesse a página do Programa Intervalo
O programa foi desenvolvido em formato híbrido para a publicação no Ambiente Educacional Web, do Portal da Educação da Bahia, e na TV Educativa da Bahia (TVE). Os primeiros episódios de cada quadro já estão disponíveis para visualização e download clicando aqui. Na emissora, onde o programa será exibido a partir do segundo semestre de 2014, irão ao ar 40 episódios (cada um é composto de três vídeos).
“O Intervalo é mais uma demonstração da capacidade da comunidade escolar baiana em ser autora e protagonista de sua própria história. O programa aborda conteúdos curriculares e temas transversais do ensino médio, mas vai muito além quando relaciona estes conteúdos com o cotidiano das escolas e das suas comunidades, suas histórias e suas culturas”, destacou o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley. Quando professores e estudantes da rede pública têm a oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos e talentos por meio do audiovisual ou de qualquer outra forma de expressão, completa Yuri, “somos beneficiados com produções e aprendizagens riquíssimas, que têm muito a contribuir com a melhoria da qualidade da nossa educação”.
Experiências exitosas – O professor Geraldo Seara, um dos idealizadores do projeto, reforça que “o Intervalo evidencia a riqueza artística, cultural e científica da comunidade escolar baiana, dando destaque às experiências exitosas de escolas, estudantes e professores da rede pública”.
“Confesso que não gostava da disciplina porque eu não via muito sentido em ficar estudando o passado do tempo de D. Pedro. Mas, com a metodologia do professor Fábio, passei a me interessar e a compreender melhor os fatos históricos porque as rimas dos versos nos ajudam a fixar melhor os assuntos” - estudante Gabriela Kimberly.
Com uma metodologia diferenciada em sala de aula no ensino da História, o professor Flávio Márcio Sacramento, dos colégios estaduais Ana Bernardes e Edvaldo Brandão Correia, ambos no bairro de Cajazeiras, em Salvador, participou da gravação da série Ser Professor. Nela, o docente, junto a seus alunos, teve a oportunidade de registrar, em vídeo, a sua prática pedagógica. “Foi uma experiência fantástica porque tivemos a chance de filmar um trabalho que já venho realizando com meus alunos, com o objetivo de estimulá-los ao estudo de História a partir da linguagem da poesia. A narrativa histórica é contada de uma forma atraente, por meio de versos”, declara o professor Fábio.
Gabriela Kimberly, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Ana Bernardes, conta sobre o prazer de, hoje, aprender História de uma forma atrativa. “Confesso que não gostava da disciplina porque eu não via muito sentido em ficar estudando o passado do tempo de D. Pedro. Mas, com a metodologia do professor Fábio, passei a me interessar e a compreender melhor os fatos históricos porque as rimas dos versos nos ajudam a fixar melhor os assuntos”, relata.
Quadros – O Programa Intervalo reúne nove séries, que trazem produções teatrais e musicais, além de documentários dinâmicos sobre as diversidades culturais, entre outros temas. “Na série Histórias da Bahia, por exemplo, participam estudantes da rede junto a atores baianos, a partir de uma interpretação cênica para compartilhar um conteúdo que é contextualizado em computação gráfica, com a opinião de pesquisadores”, destaca Geraldo Seara.
Já na série Minha Escola, Meu Lugar, a relação entre a escola e a sua comunidade é evidenciada a partir do olhar do estudante. A série de ficção Cotidiano, por sua vez, é protagonizada por estudantes da rede estadual que fazem uma relação entre as experiências cotidianas com o conhecimento científico. O Programa Intervalo traz, também, a série EnCenAção, um teleteatro por meio do qual estudantes, professores e atores profissionais trocam experiências em adaptações de peças teatrais.
Notícias Relacionadas
-
Encontro formativo Assédio Zero chega a Serrinha
-
Estudantes de Salvador e Ribeira do Pombal são premiados na Fenecit 2024, em Recife
-
Secretaria lança edital para seleção interna de educadores
-
Governo da Bahia potencializa investimentos na carreira do magistério público estadual
-
Exposição de Arte e Cultura do Vale do Jiquiriçá destaca protagonismo estudantil, em Amargosa
-
SNCT une biomas, povos originários e comunidades tradicionais
-
Campanha “Cadê minha Boneca Preta?” promove representatividade e combate ao racismo