Professores da rede estadual de ensino orientam estudantes na preparação para o Enem

Palavras-chave:

Faltando quatro dias para o fim das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se encerram na próxima sexta-feira (23/05), professores da rede estadual reforçam a preparação dos estudantes com dicas importantes para auxiliar no momento da prova para as diversas áreas do conhecimento. Além disso, o aluno conta, no Portal da Educação (clique aqui) , com mais de dois mil conteúdos digitais educacionais que complementam as aprendizagens da sala de aula para o exame que acontece nos dias 8 e 9 de novembro.

Professora de física do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), a docente Dilcléia Santana de Oliveira dá dicas de como os estudantes podem se preparar para a prova de ciências naturais, e afirma que não há motivo para medo. “O estudante não deve ter receio da prova porque tudo o que cai no Enem já foi estudado por ele no ensino médio. O importante é ter planejamento e organizar um roteiro de estudos para revisar esse conteúdo”, orienta Dilcléia.

 

De acordo com a professora, o primeiro passo é conhecer o conteúdo que será abordado na prova, e, em seguida, organizar esse material. “O próximo passo é estudar esse material, sempre se preocupando em anotar todas as dúvidas, para que possa esclarecê-las depois, buscar livros didáticos, listas de exercícios, criar grupos de estudos, além de ler bastante e ficar atento às notícias, especialmente aquelas relacionadas a questões tecnológicas, eletromagnetismo e geração de energia”, observa Dilcléia Santana de Oliveira.

A professora de química do EMITec, Livia Farias Sodré, explica que o Enem privilegia tanto questões interdisciplinares, quanto questões conteudistas, e há uma exigência forte pela interpretação de textos, tabelas e gráficos. “Para se preparar, as técnicas mais eficientes consistem na realização de simulados, com questões de múltipla escolha e dissertativas variadas, sempre com gabarito para corrigir as questões e saber o que errou e acertou”, indica a professora, frisando que o mais importante é fazer uma distribuição organizada dos estudos para não deixar nada para a última hora.

Segundo Lívia, durante a trajetória de preparação, os estudantes devem atentar para questões relacionadas ao meio ambiente, combustíveis fósseis e alternativos, reciclagem, entre outros assuntos.

 

Notícias Relacionadas