Professores da rede estadual dão dicas de Matemática para o ENEM

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faltam apenas quatro dias para a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018, que será realizada no próximo domingo (11), em todo o Brasil, com aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Para auxiliar os estudantes na preparação final para as provas da área de Exatas, dois professores da rede estadual de ensino dão algumas dicas  que podem otimizar a resolução das questões.
 
A professora de Matemática, Enoilma Silva, do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, fala sobre o diferencial que as provas das últimas edições têm apresentado, a exemplo da interpretação das questões. “As provas dos anos anteriores abordaram temas atuais, apresentaram informações de noticiários e muitos textos. Sendo assim, as questões de Matemática vão exigir do candidato um bom hábito de leitura dinâmica, compressão, interpretação e raciocínio lógico. Uma dica importante é que algumas questões podem ser resolvidas sem precisar de cálculos, somente pela lógica”, revelou.
 
Enoilma Silva também destacou quais são os assuntos mais comuns na prova de Matemática. “Os conteúdos mais cobrados são operações com números racionais, estatística, porcentagem, regra de três, equações e geometria”, destacou
 
O professor de Matemática, Sérgio Correia Silva, que leciona no Colégio Estadual da Polícia Militar Luiz Tarquinio, localizado no bairro de Boa Viagem, em Salvador, também destaca algumas dicas para os estudantes. “Neste último momento, os estudantes devem fazer pequenas revisões focando em assuntos de Matemática básica como ‘equação do 1° e 2° grau’, ‘as quatro operações’, ‘função do 1° e 2º grau, ‘juros simples e compostos’, ‘geometria espacial e plana’, além de análises de gráficos e tabelas”, ressaltou.
 
Para a resolução das questões da prova, o educador também destaca algumas dicas importantes. “O estudante deve ler toda a prova com bastante atenção e responder primeiro as questões mais fáceis para ele, pois as questões mais complexas requerem mais tempo. Uma dica essencial é responder o que de fato a questão pede e, assim, chegar na resposta correta após interpretar o enunciado da questão e aplicar o cálculo correto”, concluiu.
 
ENEM 100%
Como parte das estratégias de preparação dos estudantes para o exame, a Secretaria da Educação do Estado realiza o projeto ENEM 100%, que compreende etapas como: mobilização nas unidades escolares, inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens com correções de provas, pelo Redijaê, e o ciclo de Aulões.  Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.   

Notícias Relacionadas