Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professor de Cândido Sales é indicado ao Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil e tem obra lançada em livro
O professor Danilo Bandeira, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Cândido Sales, no Sudoeste Baiano, teve sua tese de doutorado indicada para concorrer no prestigiado Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil 2024, do Governo Federal, que recebeu, em sua 19ª edição, 1.632 inscrições. Intitulada “O processo de transformismo da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) na definição de políticas educacionais no Brasil: uma análise de seu movimento histórico e de sua conversão em canal de acesso ao fundo público pelo capital”, a proposição do docente chegou ao Prêmio Capes por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após uma seleção interna entre 30 teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição onde concluiu seu doutorado, em dezembro de 2023.
A comissão da UFSC que avaliou a tese do professor Danilo Bandeira para indicá-la ao Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil destacou a relevância do trabalho para o desenvolvimento científico; para a análise; e para a compreensão das políticas educacionais, particularmente a atuação política da União dos Dirigentes Municipais de Educação. A tese do educador foi inserida na coletânea “De Freire a Lemann: atuação político-ideológica da Undime na conformação da educação brasileira”, lançada em maio deste ano, pela Editora Lutas Anticapital. A publicação é considerada indispensável para quem deseja ampliar a compreensão crítica sobre o delineamento das políticas educacionais e a disputa sobre o fundo público no Brasil contemporâneo.
O doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina é também mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano. O professor Danilo conta que "a experiência da sala de aula e a atuação nos campos de formação de professor e coordenador de políticas públicas nos municípios baianos foram elementos fundamentais" nas suas escolhas acadêmicas. Entre as atividades que marcaram sua trajetória na área da Educação, ele destaca o doutorado, cuja pesquisa é fruto da densidade teórico-metodológica que mobilizou referenciais da economia, da política e da educação. “A minha tese estabeleceu a relação entre as instâncias econômica e política e a dimensão educacional, considerando como centralidade a atuação político-ideológica da Undime na definição de políticas educacionais no Brasil”, explica.
Sobre o prêmio – Considerado o Oscar da Ciência Brasileira, o Prêmio Capes de Melhor Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, considerando os critérios originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia utilizada; qualidade da redação; organização do texto; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese. Dos vencedores, três receberam o Grande Prêmio, que corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutorado em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo