Professor de Cândido Sales é indicado ao Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil e tem obra lançada em livro

Palavras-chave:

O professor Danilo Bandeira, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Cândido Sales, no Sudoeste Baiano, teve sua tese de doutorado indicada para concorrer no prestigiado Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil 2024, do Governo Federal, que recebeu, em sua 19ª edição, 1.632 inscrições. Intitulada “O processo de transformismo da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) na definição de políticas educacionais no Brasil: uma análise de seu movimento histórico e de sua conversão em canal de acesso ao fundo público pelo capital”, a proposição do docente chegou ao Prêmio Capes por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após uma seleção interna entre 30 teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição onde concluiu seu doutorado, em dezembro de 2023.

Foto: divulgação

A comissão da UFSC que avaliou a tese do professor Danilo Bandeira para indicá-la ao Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil destacou a relevância do trabalho para o desenvolvimento científico; para a análise; e para a compreensão das políticas educacionais, particularmente a atuação política da União dos Dirigentes Municipais de Educação. A tese do educador foi inserida na coletânea “De Freire a Lemann: atuação político-ideológica da Undime na conformação da educação brasileira”, lançada em maio deste ano, pela Editora Lutas Anticapital. A publicação é considerada indispensável para quem deseja ampliar a compreensão crítica sobre o delineamento das políticas educacionais e a disputa sobre o fundo público no Brasil contemporâneo.

O doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina é também mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano. O professor Danilo conta que "a experiência da sala de aula e a atuação nos campos de formação de professor e coordenador de políticas públicas nos municípios baianos foram elementos fundamentais" nas suas escolhas acadêmicas. Entre as atividades que marcaram sua trajetória na área da Educação, ele destaca o doutorado, cuja pesquisa é fruto da densidade teórico-metodológica que mobilizou referenciais da economia, da política e da educação. “A minha tese estabeleceu a relação entre as instâncias econômica e política e a dimensão educacional, considerando como centralidade a atuação político-ideológica da Undime na definição de políticas educacionais no Brasil”, explica.

Sobre o prêmio – Considerado o Oscar da Ciência Brasileira, o Prêmio Capes de Melhor Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, considerando os critérios originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia utilizada; qualidade da redação; organização do texto; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese. Dos vencedores, três receberam o Grande Prêmio, que corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutorado em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu.

Notícias Relacionadas