Primeira da América Latina, Biblioteca Central do Estado da Bahia celebra 213 anos com programação cultural

Palavras-chave:
Ilustração: Ascom/FPC

Fundada em 13 de maio de 1811, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), é a primeira Biblioteca pública do Brasil e da América Latina. Em comemoração, a bicentenária reserva uma grade de programação diversificada, que reúne parceiros ao longo dos últimos anos.

O evento comemorativo para marcar esta data tão importante tem início no dia 13 de maio, a partir das 8h30, com apresentação da Camerata Quadro Solar da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA); Falas institucionais; Palestra magna: 213 anos da 1ª Biblioteca Pública da Bahia: a narrativa de um patrimônio cultural com muita história para contar, com a participação da Professora Dra. Ivana Lins (ICI/UFBA); Apresentação da Cia de Teatro da Polícia Militar com o espetáculo África: Um Conto Cantado; Leitura do Cordel para a Biblioteca Central, do escritor, poeta e professor, Luciano Ferreira, do município de Coração de Maria.

Na mesma data (13 de maio), acontece a abertura da Exposição: 213 anos da Biblioteca Central: muitas histórias pra contar, no Shopping Piedade (Piso L3), às 17h.

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destaca a importância da celebração e fala sobre a dinamização da programação da Biblioteca Central do Estado da Bahia, para a garantia do seu papel social.

 

“Celebramos com felicidade os 213 anos da BCEB, que é um verdadeiro palácio do livro. A cada dia conseguimos dinamizar e democratizar mais a programação e o acesso a esse importante equipamento. Recebemos ações de capoeira, das mais diversas manifestações da cultura popular, realizamos formações para bibliotecários, gestores da cultura. Com isso, a Biblioteca dos Barris segue cumprindo seu papel social de trazer a sociedade para acessar nosso rico acervo, mas também para formação e usufruir de uma programação diversificada”, finalizou.

 

Ilustração: Ascom/FPC

A BCEB funciona de Segunda a Sexta-feira, das 08:30h às 19h / Sábado de 08h às 12h, e possui um vasto acervo que abriga uma diversidade de serviços que vão desde o setor especializado a pessoas cegas e de baixa visão, Documentação Baiana, Obras Raras e Valiosas, Periódicos e para o público infantojuvenil.

 

III Edição do Projeto OSBArris

Nesta III Edição, o projeto homenageia a Biblioteca Central do Estado da Bahia com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), sob a regência do Maestro Carlos Prazeres. O evento será dia 19 de maio, às 17h, no Quadrilátero da BCEB. A entrada será 1 kg de alimento não perecível para o Projeto Bahia sem Fome.

 

 

Serviço

Biblioteca Central do Estado da Bahia celebra 213 anos com programação cultural

Quando: 13 de maio e 19 de maio

Onde: Biblioteca Central – R. General Labatut, n 27,Barris

Shopping Piedade (Piso L3)

Fonte: Ascom/FPC

 

 

Notícias Relacionadas