Prêmio Jovem Cientista inscreve até 31 de agosto

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista (PJC) 2011. Com o tema Cidades Sustentáveis, este ano o concurso inscreve trabalhos que atentem para desafios enfrentados pelas cidades, tais como: moradias em áreas de risco, água escassa ou contaminada, lixo e resíduos tóxicos, lazer e educação de qualidade insuficiente, edificações mal projetadas ou conservadas e poucas opções de mobilidade não motorizada. Podem participar estudantes do ensino médio e superior, pessoas já graduadas e instituições de ensino. Faça aqui sua inscrição.

Se você é estudante do Ensino Médio, clique aqui para conhecer as linhas de pesquisa do PJC e desenvolva, com a ajuda de seu professor, um trabalho para concorrer nesta edição. Na categoria Estudante do Ensino Médio, os três primeiros colocados receberão um Laptop com processador Intel Core i5, 4 GB de memória, HD de 500 GB, tela de 15 polegadas, Windows 7 Home Premiun 32 bits e multifuncional (impressora, copiadora e scanner), além de bolsas de iniciação científica júnior. Consulte regulamento.
Caso prefira fazer a inscrição via Correios, preencha o formulário impresso (clique aqui para download) e envie-o juntamente com o trabalho de pesquisa e o comprovante de matrícula para o seguinte endereço: Prêmio Jovem Cientista – Fundação Roberto Marinho, Rua Santa Alexandrina, 336 – Rio Comprido. CEP 20261-232 Rio de Janeiro – RJ. Outras informações contate: jovemcientista@frm.org.br ou www.jovemcientista.cnpq.br .

Material para o professor -
Para dar apoio à orientação do professor, o PJC disponibiliza no site www.premiojovemcientista.org.br material pedagógico completo. Os professores cursistas da Formação para Prática de Ciências na Educação Básica, que oferece suporte pedagógico para realização da Feira de Ciências da Bahia também podem acessar informações sobre o PJC na plataforma Moodle.
“Entendemos a importância da participação de educadores e estudantes, em iniciativas como o PJC, que incentivam a iniciação científica, e fomentam a criação, por isso investimos na formação e na feira, para firmar a Educação da Bahia neste cenário”, explica a professora de biologia Ana Trigo, técnica da Secretaria da Educação do Estado.

Prêmio Jovem Cientista - O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE, e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros.

Nesses 30 anos, o PJC teve mais de 15 mil trabalhos inscritos; premiou 152 estudantes e pesquisadores, concedendo o mesmo número de bolsas de estudos. Mobiliza anualmente 25 mil escolas do Ensino Médio e envolve mais de 2 mil instituições de pesquisa e ensino da ciência em seu processo de divulgação. Na edição passada, recebeu 2.158 trabalhos de pesquisa, sendo 1.925 de estudantes do Ensino Médio.