Podcast produzido como dissertação de Mestrado na Uesb ganha prêmio nacional

Foto: divulgação

Em maio, o egresso do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) da Uesb, Augusto Correia, recebeu o Prêmio Suraya Darido, pelo produto “Desenrola! Podcast educativo sobre gêneros e sexualidades para professores de Educação Física”. A premiação aconteceu durante o 2º Congresso Internacional de Educação Física Escolar (Ciefe), realizado em São Paulo.

O produto surgiu de sua dissertação de Mestrado abordando percepções e debates sobre gêneros e sexualidades entre professores de Educação Física no município de Xique-Xique, na Bahia. “Optei pelo tema por ser uma pessoa que diverge da cis-heteronormatividade e por perceber que, dentro da escola, especialmente nas aulas de Educação Física, ainda há um silenciamento dessas temáticas”, explica Augusto.

Para ele, a produção do podcast foi um processo desafiador, mas gratificante, em que buscava criar uma ferramenta moderna e acessível para os professores, algo que fosse possível ouvir em momentos de pausa. “Convidei participantes diferentes para cada episódio para bater um papo, enquanto eu explicava a pergunta tema do episódio. A conversa desenrolava com naturalidade, abrindo novas frentes de debate”, conta.

Prêmio Suraya Darido – A premiação é uma homenagem à professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, idealizadora do Proef, que reconhece autores de produtos educacionais de maior destaque. O Prêmio foi entregue durante o Ciefe, evento científico que promoveu o diálogo e a troca de experiências no contexto da Educação Física Escolar, visando à integração entre Educação, Educação Física e Sociedade.

A premiação do podcast foi uma surpresa para o Augusto, que atribuiu grande parte do sucesso à sua orientadora, a professora Christiane Freitas, que o ajudou a sintetizar a apresentação de forma clara e eficiente. “O prêmio foi um bônus, que eu de fato não esperava. Mas isso mostra o quanto a Educação Física atual precisa de mais estudos relacionados à prevenção e ao combate às LGBT+fobias”, afirma Augusto. Ele também destacou a importância do Programa que proporcionou o caminho para a pesquisa e a produção de conhecimentos aplicáveis diretamente na escola: “sem o Proef, o ‘Desenrola!’ não existiria”, afirma.

A premiação do “Desenrola!” é um reconhecimento significativo da relevância e do impacto desse projeto inovador na sociedade. O professor deixa, ainda, um conselho para os estudantes de Mestrado: “escolham pesquisar algo que atravesse a sua vida, suas experiências, que te cause interesse em ler, estudar, descobrir e aprender, que te transforme”.