Partiu Estágio alcança mais de 20 mil inscrições

Palavras-chave:
O terceiro edital do Programa Partiu Estágio do ano de 2019 atingiu a marca de 20.392 inscritos. O edital foi lançado no dia 04 de setembro e ofereceu 2.838 vagas distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados na capital e em 40 municípios do interior. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, 04 de outubro. A novidade desta edição do programa foi a inclusão de alunos de cursos de graduação da modalidade Ensino a Distância (EaD) de instituições com sede/pólo na Bahia. 
 
O Partiu Estágio foi criado em 2017 com o intuito de oportunizar os jovens estudantes de cursos de graduação de toda a Bahia. Somando os seis editais já lançados, mais de 100 mil estudantes universitários já se candidataram ao Partiu Estágio. Ao todo, pouco mais de 9 mil foram contratados para atuar no serviço público estadual baiano.
 
O cadastro dos mais de 20 mil inscritos irá compor um banco, com validade de seis meses. É deste banco que sairão as convocações dos novos estagiários do Estado, de acordo com a demanda os órgãos públicos. A próxima convocação será anunciada em tempo oportuno, no site da Secretaria da Administração (Saeb) e os selecionados terão dez dias úteis para se apresentarem, como previsto em edital.
 
Como na edição anterior, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.
 
Sobre o Programa
O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estudantes que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
 
O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
 
Fonte: Ascom/Saeb

Notícias Relacionadas