Participantes do programa Universidade para Todos (UPT) se destacam no ingresso a universidades públicas

Assim como os estudantes da rede estadual de ensino, diversos jovens e adultos participantes do Universidade para Todos (UPT) foram aprovados em instituições do Ensino Superior, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O programa, instituído pelo governo do Estado, se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais da Bahia, para os processos seletivos de ingresso nas universidades. O UPT é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e, também, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Em Feira de Santana, Emily Heloisa Souza, 18, conquistou o 1º lugar em Psicologia, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). “A conquista dessa aprovação é a realização de um sonho. Sem dúvidas, o UPT foi primordial para que eu alcançasse esse resultado. A equipe de professores é incrível e a sala de aula lotada de afeto e motivação me impulsionaram nessa trajetória de estudos até a aprovação”, comentou.

Também segundo Wagner Santos, 19, de Itabuna, o UPT foi muito importante para a sua aprovação em Direito, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). “Assim como eu, muitas pessoas não têm condições de pagar para fazer um curso preparatório. Quando se tem um programa gratuito aberto ao público e que atende a pessoas de baixa renda, com certeza faz toda a diferença no sistema educacional e na preparação para os vestibulares e processos seletivos, como o SISU. Estou muito feliz com a minha conquista, pois é um curso que muda a realidade de muita gente e é isso que eu busco”, disse.

Já em Salvador, Luanda Nicoly Nascimento, 29, que participou do UPT através de um dos polos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi aprovada em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “O UPT foi a chave de entrada para que eu pudesse ter um bom resultado no processo seletivo do SISU, pois sem o auxílio desse grande programa educacional não teria êxito e, por conseguinte, não obteria conhecimentos necessários para o momento presente e para me tornar uma educadora que desejo ser”, afirmou.

Para Ozeane Santos, 32, também de Feira de Santana, participar do UPT foi essencial para a sua aprovação em Energia e Sustentabilidade, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). “Tentei fazer graduação por várias vezes através do ENEM. Porém, em uma alcancei nota suficiente até que resolvi mudar a estratégia e achei apoio do UPT, com professores maravilhosos e comprometidos. Depois dessa experiência, consegui superar as notas dos anos anteriores e, hoje, me vejo traçando uma nova jornada em minha vida. Agradeço a Deu e à dedicação dos professores e de todos os envolvidos, pois nunca é tarde para tentarmos”, revelou.