Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Obras são restauradas por estudantes da Educação Profissional
Obras são restauradas por estudantes da Educação Profissional
Publicado em qui, 15/09/2016 - 16:00 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor - Ascom/Educação
Obras de pintores famosos, como Presciliano Silva (1883-1965) e Miguel Cañizares (1834-1913), deterioradas pelo tempo, pararam nas mãos dos estudantes do curso técnico de Conservação e Restauração do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaias Alves, no bairro do Barbalho, em Salvador. Além da responsabilidade de aprenderem o ofício através do importante acervo artístico-cultural da escola, eles estão empolgados com a oportunidade da formação em uma área em que se identificam e que há pouca oferta de profissionais. Os alunos se especializam na arte de restaurar papéis (documentos), esculturas, fotografias, pintura e metal.
Ex-estudante do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Alceu Menezes, 33 anos, não deixou escapar a chance de retornar à rede estadual, desta vez como aluno de um curso profissionalizante. Envolvido no universo das artes plásticas, ele enxergou no curso de Conservação e Restauração uma forma de aperfeiçoar em uma área em que há carência de profissionais e, ao mesmo tempo, embarcar em uma profissão que considera encantadora. “Esta formação é uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimentos para atuar no mercado de Salvador, que tem um enorme acervo histórico-cultural necessitando de reparos, como se vê no Centro Histórico”.
A formação gratuita em uma área em que ainda há pouca oferta de profissionais também foi abraçada por Juliana Soares, 27 anos. A expectativa dela é que em dois anos – tempo de duração do curso – estará apta para trabalhar profissionalmente com o que gosta. “Eu sempre me identifiquei com as artes em geral, principalmente pintura e desenho. Quando soube deste curso, logo me interessei porque vi que seria uma oportunidade de me profissionalizar e seguir uma carreira bastante respeitada e carente de profissionais”, conta.
Traço original respeitado
O professor de Técnicas de Reparo da rede estadual, Renato Carvalho da Silva, responsável pelo curso, que tem ênfase em artes sacras, explica que as intervenções nas camadas de tintas dos quadros que estão sendo restaurados são as mínimas possíveis. “Sempre digo a eles que restaurar significa, sobretudo, respeitar o traço original do artista. É um trabalho minucioso, que começa com a higienização das peças e inclui, por exemplo, o enxerto com madeira para recuperar molduras que foram atacadas pelos cupins”.
O professor de Técnicas de Reparo da rede estadual, Renato Carvalho da Silva, responsável pelo curso, que tem ênfase em artes sacras, explica que as intervenções nas camadas de tintas dos quadros que estão sendo restaurados são as mínimas possíveis. “Sempre digo a eles que restaurar significa, sobretudo, respeitar o traço original do artista. É um trabalho minucioso, que começa com a higienização das peças e inclui, por exemplo, o enxerto com madeira para recuperar molduras que foram atacadas pelos cupins”.
Ele ressalta que a profissionalização dos alunos irá abrir um leque de oportunidades no mundo do trabalho. “A Bahia é um Estado que possui o maior número de acervo artístico-cultural do país, mas, paradoxalmente, possui um número pequeno de restauradores profissionais. Estes jovens, que hoje estão aqui se capacitando, terão a oportunidade, sobretudo, de contribuir para o resgate da história cultural do nosso patrimônio, para a preservação dos nossos acervos de arte. Sem falar que se trata de um trabalho imensamente prazeroso”, considera.
A diretora do colégio, Maribel Silva, ressalta que o processo de preparação dos estudantes para as etapas do curso foi iniciado com aulas teóricas e, a partir daí, as fotografias emolduradas de antigos professores e gestores, que passaram pela centenária unidade escolar, viraram seus primeiros objetos de trabalho. “A nossa maior expectativa, agora, é com a finalização do laboratório, onde os estudantes irão trabalhar na restauração das peças. Enquanto isso, eles estão atuando no Salão Nobre da escola, onde justamente estão fixados os referidos os enormes e simbólicos quadros de fotografias”, revelou.
Para os interessados em participar do curso de Conservação e Restauração, a Secretaria da Educação do Estado abre inscrição, até dezembro, para 120 vagas. O processo de seleção é feito através de sorteio eletrônico, com data a definir.
>> O assunto foi destaque na TV Bahia. Assista ao vídeo
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)