Núcleo Territorial de Seabra realiza etapa regional dos Projetos de Arte e Cultura

Foto: divulgação

O Núcleo Territorial de Educação (NTE) 03, que fica na cidade de Seabra, a 456Km de Salvador, na região da Chapada Diamantina, realizou a etapa regional dos projetos estruturantes de Arte e Cultura, nesta sexta-feira (10). A atividade movimentou os principais espaços públicos da cidade – a Praça de Eventos e a Biblioteca Municipal Professor Sá Teles, com as apresentações de música, vídeos, dança, teatro, poesia e muito mais. A ação contou com a participação de cerca de 360 estudantes, de 27 unidades escolares dos 25 municípios que integram o núcleo.

Para o Coordenador Regional de Educação – CODEB, Giliard Almeida, esse é o momento de evidenciar o protagonismo dos estudantes. “Agora é a hora que eles mostram suas produções trabalhadas ao longo de todo o ano. E eles fazem isso com um largo sorriso no rosto. É fácil perceber a alegria deles de estarem envolvidos nesses projetos e isso faz com que eles fiquem envolvidos com a educação. Dedicados a escola, as pesquisas e a evolução do colega. Sem falar da importância social que esse trabalho faz na vida desses jovens. Os projetos estruturantes vieram para preencher uma lacuna que estava faltando nas escolas”, observa.

A estudante Milene Lemos, 17, 3º ano, do Colégio Estadual do Bonito, cidade localizada a 450Km de Salvador, no Centro Sul, participou do projeto Tempos de Arte Literária – TAL, e apresentou o Cordel “A Vida é boa”. “O cordel fala da vida do baiano. Um tema mais próximo da nossa realidade. Tivemos um pouco de dificuldade para aprender a estrutura do cordel, a aplicar as rimas e a juntá-las, e isso me estimulou a escrever mais, me interessar pela leitura”, conta Milene.

Kime Aragão, 17, 3º do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, de Seabra, escreveu o samba-reggae “Belezas da Bahia”, que fala do povo, retrata a cultura e exalta as belezas do Estado. “Na música também fala da minha cidade – capital da Chapada. É o terceiro ano que participo do FACE e gosto muito, porque o festival só me estimula, cada vez mais, a melhorar meu desempenho musical. Já sei tocar violão, guitarra e até montei uma banda com meus amigos”, comemora.

Projetos
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2008, vem desenvolvendo uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, ao entender a arte e a cultura como sendo componentes essenciais à matriz do conhecimento na educação básica das escolas da rede estadual. Atualmente as escolas podem aderir aos projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Artes Visuais Estudantis (AVE), Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Estudantil de Teatro (Feste), Mostra de Dança Estudantil (DANCE) e Produções Visuais Estudantis (PROVE).