Novos técnicos de nível médio fortalecem mais quatro Territórios de Identidade baianos

O Governo do Estado da Bahia forma, neste sábado (22/02), novos técnicos de nível médio nos Territórios de Identidade Sertão Produtivo, Sisal, Vale do Jiquiriça e Recôncavo. Os formandos são jovens e trabalhadores que iniciam uma nova fase em suas vidas, principalmente por estarem aptos para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade onde vivem.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), em Caetité, realiza a colação de grau de 154 técnicos de nível médio em Agroecologia, Administração, Enfermagem e Mineração. A cerimônia será realizada no auditório da Rádio Educadora, às 18h.

Marcelo Aparecido Ledo de Carvalho, um dos formandos, está muito feliz. “Tenho muito que comemorar, pela conclusão do curso e por começar a faculdade para Engenharia Elétrica, no Instituto Federal da Bahia (Ifba). Estou muito orgulhoso do meu desempenho, fruto de muita dedicação”, disse.

Também no sábado (22/02), às 19h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), o Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (Ceep), em Santa Luz, pertencente ao Território de Identidade Sisal, formará 43 técnicos de nível médio em Agropecuária, em Cooperativismo e em Nutrição e Dietética. “Concluir o curso é o caminho para que possamos alcançar novos objetivos”, disse Magna dos Reis, 20 anos, formanda do curso técnico em Nutrição e Dietética.

Agroindústria – O CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, realizará, às 20h, no Clube Jaguar, a formatura de 17 técnicos de nível médio em Agroindústria. “No período do curso, aprendi muita coisa, dentre elas, a ampliar minha visão de mundo e a ser uma cidadã consciente do meu papel na sociedade”, afirmou a formanda Aliare dos Santos Sampaio, 18 anos.

Em Santo Antônio de Jesus, Território de Identidade do Recôncavo, o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes fará a colação de grau 63 técnicos de nível médio em Comércio. A cerimônia está prevista para às 18h30, no auditório da própria unidade escolar.  Ligia Medina, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes conta que, após concluir o estágio, foi contratada com carteira assinada. “Me dediquei sempre aos meus estudos para que tivesse meu trabalho reconhecido, e isso aconteceu. Esse é meu primeiro emprego. Muita emoção”, disse a jovem, que trabalha em um escritório de Contabilidade.

Já em Brumado, o Ceep em Gestão e Meio Ambiente, do Território de Identidade Sertão Produtivo, realiza, na Câmara de Vereadores, às 19h, a formatura de 73 técnicos de nível médio em Recursos Humanos e Vendas. Milena Teixeira Aguiar, 19 anos , é uma das formandas do curso técnico em Recursos Humanos. Ela conta que, graças à qualificação profissional adquirida ao longo do curso, já está trabalhando. “Há quinze dias, comecei a trabalhar e estou muito feliz, pois sei que os ensinamentos dos meus professores me tornaram uma profissional preparada para saber resolver situações que enfrentarei nas minhas rotinas de trabalho. Os jovens não podem perder esta oportunidade, incentivo todo mundo que conheço para fazer um curso técnico lá no Ceep”, disse.