Novo Ambiente Educacional Web É lançado no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

A nova versão do Ambiente Educacional Web (AEW) foi lançada, oficialmente, nesta terça-feira (02/11) na Tenda Digital do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A plataforma, implantada em 2010, comemora cinco anos de funcionamento, com cerca de 1 milhão de acessos por ano e uma nova versão que permite o uso em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, falou com alegria ao ver o Ambiente Educacional se transformando a cada dia. “Eu acho que é mais um desafio cumprido na área digital. A gente tem que inovar, procurar novas formas de apresentar conteúdos. É  uma questão de estruturar,organizar e continuar na busca incessante por novas formas de organização de conteúdo”, explicou o secretário.

Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais, afirmou que a nova versão do Ambiente Educacional irá fomenta o uso das tecnologias educacionais nas escolas da rede estadual.
"Comemoramos estes cinco anos, oferecendo uma nova versão, mais alegre, leve e adaptada a qualquer dispositivo móvel.  São mais de 3,7 mil conteúdos que podem ser usados por professores e estudantes. A ideia é que todos os professores, estudantes e também as escolas possam produzir e abrigar conteúdos neste ambiente".

"Além do novo leiaute, o Ambiente também avançou em tecnologia, permitindo que estudantes e professores busquem e acessem conteúdos de forma mais fácil e dinâmica", informou a professora da Rede Anísio Teixeira, Ana Cristina Rangel. Já a estudante  Dandara Lopes falou que os conteúdos digitais disponíveis no ambiente a ajudam no aprendizado fora e dentro da escola. “Os conteúdos me ajudam muito a desenvolver as atividades escolares, além de me informar sobre eventos educacionais existentes fora da minha escola”, explicou.

O Ambiente Educacional Web é um espaço pedagógico multidisciplinar que reúne mais de 3,7 mil conteúdos digitais educacionais produzidos ou catalogadas por educadores da Rede Anísio Teixeira. Criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias, o AEW conta, também, com sites temáticos, com a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web.