Músicas e poesias autorais dos estudantes abrilhantam o segundo dia da FLICA 2019

Palavras-chave:
Músicas e poesias autorais dos estudantes abrilhantam o segundo dia da FLICA 201
Músicas e poesias autorais dos estudantes abrilhantam o segundo dia da FLICA 201
Músicas e poesias autorais dos estudantes abrilhantam o segundo dia da FLICA 201
Fotos: Charles Carmo
Os estudantes da rede estadual estão dando um show de talento na Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2019, que segue até domingo (27), no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Nesta sexta-feira (25), eles participaram da atividade Encontros Literários, com a presença de escritores e, também, apresentaram poemas e músicas autorais criadas em suas respectivas escolas para os projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (FACE). Estas e outras atividades estão acontecendo no Espaço Educar para Transformar, localizado na Fundação Hansen Bahia.
 
A estudante Ana Ellen Souza Diniz, 18, que estuda no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado em Santo Antônio de Jesus, se apresentou com o poema “Suplício hereditário” e a música “Canto das três raças”, obras de sua autoria. “Achava que nunca viria para a FLICA, pois só ouvia falar e não sabia como era. Estar aqui este ano me apresentando, que é algo de extrema importância, e ter a oportunidade de mostrar minha arte, é muito legal”, disse, entusiasmada.
 
O estudante André Martins Silva, que também é cordelista, do Colégio Estadual Walter Brandão, localizado em Jaguarari, falou da satisfação em ser um dos protagonistas no evento. “A FLICA abriu um espaço imenso, pois ganhei a etapa regional do Tempo de Artes Literária (TAL) e não esperava estar aqui mostrando as obras escritas por mim. Tenho dois livros, “Histórias em cordel” e “Você dentro dos seus sonhos”, e me sinto um vitorioso com apenas 18 anos e a FLICA foi a melhor coisa que me aconteceu no ano”, revelou.
 
O ator Caco Monteiro falou do quanto a participação dos estudantes enriquece o evento. “Eu gosto muito dos projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado como o TAL, o AVE, o PROVE e o FACE e que são fascinantes, pois contam com crianças falando de arte e poesia e isso me encanta muito”, comentou o artista. 
 
Além dos estudantes protagonistas, muitos outros de toda a Bahia estão participando como visitantes da FLICA. Nesta sexta-feira, 47 alunos do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, localizado em Plataforma, chegaram em uma caravana em Cachoeira para aproveitar todas as possibilidades de aprendizagem do evento.  
 
A programação da FLICA no Espaço Educar para Transformar deste sábado (26), a partir das 9h, contará com as oficinas literária, de turbante, bonecas abayomi; exposição dos projetos AVE e EPA; maratona tecnológica hackathon; papo de cinema; mesa literária e Sarau Literomusical.
 
Nesta sexta, o diretor geral do Instituto de Rádio e Difusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalvez, também participou da FLICA, com a apresentação do projeto Grafias Eletrônicas. O projeto é uma ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) em parceria com o IRDEB. O objetivo deste projeto é difundir, através das linguagens midiáticas do Rádio e da TV e de novas tecnologias, os textos literários e os autores, visando criar um espaço contemporâneo para difundir artistas da palavra e a literatura baiana. Os vídeos, com tradução em LIBRAS, serão veiculados na programação da TV Educativa da Bahia (TVE/IRDEB), assim como em seu portal virtual e nas páginas virtuais da FUNCEB/SECULT. Os áudios das leituras também serão veiculados na Rádio Educadora FM (107.5).
 
 

Notícias Relacionadas