Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica expõe trabalhos de alunos da rede estadual

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A exposição 'Os Meninos do Pelô não apenas sabem tocar tambor: também apreciam música, literatura e  obras de arte', com obras criadas pelos alunos do Colégio Azevedo Fernandes, fica em cartaz até o próximo dia 10 de novembro, no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no Pelourinho. A mostra – projeto desenvolvido pelo ‘Mais Educação’, coordenado por Carla Monteiro em parceria com o museu e o Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDimus) - reúne 20 peças de pinturas em azulejo, 12 pinturas em tela, garrafas decoradas e uma revista em quadrinhos. A visitação é de terça a sábado das 13 às 17h. 
 
A coordenadora do Museu Udo Knoff, Renata Alencar, explica que a exposição reúne obras produzidas em oficinas realizadas com os alunos do Colégio Azevedo Fernandes, também localizado no Pelourinho, incluindo alunos das aulas noturnas, que produziram as garrafas decoradas. Nas oficinas, os estudantes expressaram por meio de traços, cores, formas e imagens a leitura que fazem do mundo a partir do questionamento “O que te incomoda?”, instigado pelo instrutor Pablo Coelho, estudante de Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para os azulejos, se inspiraram em cenas do seu cotidiano em diálogo com as obras de Carybé.
 
“O artista Carybé foi escolhido por ilustrar as obras de Jorge Amado e por retratar, em suas obras de arte, cenas do cotidiano, muitas delas no Pelourinho, o que remete às cenas reais protagonizadas pelos alunos do colégio. Assim, literatura e pintura se entrecruzam dando sentido à leitura que os alunos fazem da arte em diálogo com o mundo, a arte que se faz no interior do coração, a arte que inclui. Além disso, os episódios narrados no livro têm como espaço geográfico vielas, ladeiras, ruas do Pelourinho que exibem, em sua arquitetura, imponentes casarões e igrejas revestidas de azulejos trazidos de Portugal”, informa a professora do colégio, Adriana Santana. Essa ação é resultado do projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Artes, Língua Portuguesa e História vinculado ao projeto Mais Educação.

Notícias Relacionadas