Municípios do Baixo Sul recebem propostas do Pacto pela Educação

O Pacto pela Educação, programa que propõe união de esforços entre Estado e municípios para a melhoria da qualidade da educação na Bahia, foi apresentado nessa quarta-feira (22) a secretários e dirigentes municipais de educação das cidades da região do Baixo Sul. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou o Pacto e exibiu, através de indicadores, um panorama tanto da realidade estadual, quanto municipal, durante a reunião, que contou com a participação de representantes de 32 municípios do Baixo Sul, no Centro de Convenções de Ilhéus.

O Pacto pela Educação tem como foco principal consolidar a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para alcançar a meta, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, irá fornecer material didático e formação para professores dos municípios que aderirem ao Pacto. “Nós vamos respeitar a autonomia dos municípios e não nos move nenhum sentimento de arrogância, até porque as realidades são parecidas. O que queremos é colaborar para a melhoria da qualidade de ensino”, afirmou Osvaldo Barreto.

Ainda de acordo com o secretário, a educação na Bahia atingiu as metas previstas, “mas é preciso avançar com mais celeridade. Nós precisamos garantir aos nossos estudantes o direito de aprender, porque o de estar na escola já está mais que garantido. E assim os resultados serão muito melhores”, complementou Barreto. Para a secretária municipal de educação de Ilhéus, Lindinei Campos, a proposta do Pacto “incentiva os municípios a crescer na área da educação, bem como motiva professores e demais profissionais, que estão na ponta”.

Ao lado dos superintendentes, Eni Bastos, de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, e Nildon Pitombo, de Desenvolvimento da Educação Básica, além do coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior, Clóvis Caribé, o secretário Osvaldo Barreto ainda apresentou o material didático que será cedido no Pacto. “É um material testado e aprovado, que nos trará resultados muito positivos”, afirmou Nildon Pitombo.

Pacto pela Educação – Conjunto de compromissos entre Estado e municípios, o Pacto pela Educação tem o objetivo de melhorar a qualidade de Educação na Bahia. Para alcançar esta meta, governo e municípios deverão cumprir as responsabilidades propostas no pacto. O governo irá articular apoio do Governo Federal, fomentar a formação de professores, produzir e adquirir materiais de apoio pedagógico para serem usados nas salas de aula, além de monitorar o andamento do pacto nos municípios. As próximas reuniões do Pacto pela Educação acontecem nos municípios de Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras.