Município de Cravolândia realiza etapa escolar do Face e TAL

A primeira etapa do Projeto Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face) animou, na sexta-feira (29/07), o Colégio Estadual Otto Alencar, localizado no município de Cravolândia, a 380 km de Salvador. Ganharam destaque a canção “Cravolândia é como criança” e a prosa poética “Euforia”. As duas obras serão enviadas à Diretoria Regional de Educação de Jequié (Direc 13), onde passarão por seleção para a segunda etapa do projeto.

A estudante do 2º ano do ensino médio, Rosania Santana, 18, autora de “Cravolândia é como criança”, revela as suas impressões sobre o Face: “Esse festival é a grande oportunidade que eu e meus colegas temos para mostrar nosso talento”. Em sua composição, Rosania demonstra amor e admiração pela cidade de Cravolândia que “permite um estilo de vida tranquilo e esbanja cultura”.

A inspiração de Gilmar Batista, 18, estudante do 3º ano do ensino médio, para escrever “Euforia” veio de casa, da amizade entre o pai e a cadelinha da família. “Eu acordava cedo só para ver aquela cena. Meu pai abria a porta e ela sempre estava lá, esperando por ele. Era tão bonito. Não tinha palavras, só uma troca de olhares. Um sentimento puro e nobre”, conta o jovem.

O texto de Gilmar emocionou a diretora do colégio, Agenilda Oliveira.  “Ele conseguiu transmitir uma atitude rotineira de forma tão bonita, tão especial”, comenta a diretora. Para ela, o Face e o TAL são mais que uma política de educação para a juventude estudantil, traz, também, a chance de conhecer talentos. “Estes projetos mexem com a escola, valorizam o aluno, incentivam a produzir e a extrapolar na leitura e na escrita”, avalia Agenilda.

Calendário - O mês de julho é dedicado aos festivais de música e saraus literários nas escolas. As obras classificadas nesta fase serão apresentadas, em agosto e setembro, durante festivais regionais organizados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc).

As melhores obras literárias estudantis produzidas em todas as regiões do Estado vão ser lançadas no Sarau Estadual do Tal, previsto para 20 de outubro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, em Salvador.

Já as canções que se destacarem nos espetáculos regionais do Festival da Canção Estudantil, comporão repertório de um show, programado para 18 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, também na capital baiana.