Matrícula na rede estadual de Educação segue nesta terça para novos alunos do ensino fundamental

Nesta segunda (25/02), primeiro dia da matrícula para os novos alunos que desejam ingressar na rede estadual de Educação, mais de 30 mil estudantes (até às 17h) tiveram sua vaga garantida. Essa etapa da matrícula, que prossegue até terça (26/02), é destinada para os alunos que vão ingressar no en­sino fun­da­mental e Proeja fundamental (ensino fundamental integrado a curso de qualificação profissional para maiores de 18 anos). Já na quarta (27/02) e quinta-feira (28/02), serão contemplados aqueles que vão fazer o en­sino médio e técnico nível médio. O atendimento acontece das 8h às 20h, sem intervalos, em qualquer unidade escolar.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, reafirma que a matrícula pode ser feita em qualquer unidade escolar do Estado, independentemente daquela que o aluno deseja estudar. “Não há necessidade do estudante ou familiar madrugar na escola, para esperar em filas. Todos podem ficar tranquilos com relação à garantia de vagas nas escolas estaduais, pois quem procurar a rede terá seus pedidos de matrícula atendidos. Ninguém vai ficar sem estudar por falta de vaga”, garante o secretário.

Dona Edilene Vaz da Silva, presente no Colégio Almirante Barroso para realizar a matrícula da sua filha, Adrielle Silva Moreno, disse que está na “maior expectativa” em relação à adaptação da garota no novo colégio. “Espero que seja um ano bom e que ela se esforce para ser uma ótima estudante do 1º ano, como foi no colégio particular que estudou a 8ª série, no ano passado”, disse a mãe.

Gabriele Braga da Silva foi fazer a sua matrícula, convicta de que “este ano tudo vai ser diferente na sua vida”. “Abandonei um ano, não quis estudar mais, me arrependi. Mas, agora, estou animada, não vou desistir”, afirmou a estudante, que garantiu sua vaga para a 5ª série (6º ano), também no Edson Tenório.

Documentação para a matrícula – No ato da matrícula, os estudantes e seus familiares devem apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza um canal para atendimento eletrônico aos estudantes e familiares no período da matrícula, por meio do telefone 0800-285-8000.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA 2013

O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a educação básica e suas modalidades, incluindo a matrícula para a Educação Profissional (cursos técnicos de nível médio cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos - nível fundamental). .

Alunos Novos

25 e 26 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para o en­sino fun­da­mental e Proeja fundamental (Educação Profissional).

27 e 28 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para o en­sino médio e técnico nível médio.

Edu­cação Pro­fis­si­onal (apenas os cursos subsequentes – Prosub)

26 e 27 de fe­ve­reiro – Con­fir­mação de matrícula para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico (curso técnico de nível médio subsequente), obe­de­cendo à ordem de clas­si­fi­cação.