Manipuladores de alimentos e técnicos administrativos da região de Itabuna participam de capacitações

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/ SECBA
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE 5), realizou, nesta quarta-feira (28), no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, em Itabuna, capacitações para manipuladores de alimentos e técnicos administrativos que atuam nas escolas da região de Itabuna. As atividades, que estão sendo desenvolvidas por etapas, têm o objetivo de qualificar estes profissionais para a execução de suas funções de forma mais eficaz. As formações envolvem os 26 municípios circunscritos no Litoral Sul, já tendo sido realizadas nas cidades de Coaraci e Ilhéus e, também, em aldeias indígenas. As próximas acontecerão nesta quinta-feira (29), em Camacan. 
 
Cumprindo agenda na região, a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, esteve presente na unidade escolar e ressaltou a importância das capacitações. “É de suma importância capacitar os nossos colaboradores para o bom desempenho de suas atividades, pois são complementares e apoiadoras das ações finalísticas e formativas que acolhem estudantes e famílias nas nossas escolas”. 
 
A formação para manipuladores de alimentos tem como tema “Qualidade e boas práticas na alimentação escolar”, na qual foram abordados assuntos como boas práticas de manipulação de alimentos; higiene pessoal e ambiental; técnicas de preparo; e desperdício x reaproveitamento. Já a capacitação para os técnicos administrativos é voltada para as atividades desenvolvidas nas secretarias escolares, como Censo Escolar, matrícula, Busca Ativa, histórico escolar, Sistema Presença e edital de concluintes, entre outros”. 
 
A nutricionista Edna Oliveira, do NTE 5, falou do impacto da formação para a produção de uma alimentação escolar com mais qualidade e saudável. “O intuito é atingir o maior número possível de profissionais para passar informações sobre segurança alimentar e nutricional de forma teórica e prática, adequando as receitas de forma nutritiva e mais saborosa, sem o uso de condimentos industrializados”.
 
A manipuladora de alimentos Sidnea Santos, que atua no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, fez questão de participar da capacitação para aprimorar os seus conhecimentos. “Gostei muito de participar da formação, pois aprendi a fazer novos pratos para diversificar o cardápio com alimentos mais nutritivos e saborosos, feitos por nós com muito amor e dedicação”, afirmou. 
 
Para a técnica administrativa Maileide de Souza, que trabalha no Colégio Modelo de Itabuna, a realização de capacitações como estas é fundamental para o aprimoramento das atividades. “Durante a formação, nós temos a oportunidade de sanar as nossas dúvidas sobre a execução de diferentes tarefas, como por exemplo a emissão de documentos, fazendo com que o nosso trabalho seja mais ágil e organizado no cotidiano escolar”.

Notícias Relacionadas