Mais de mil alunos são certificados pelo Pronatec em Eunápolis

Mais de 1,2 mil alunos do município de Eunápolis participarão, às 18h desta quinta-feira (26), da formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na Bahia, a população de baixa renda efetuou 125,8 mil matrículas no programa, entre 2012 e 2014. Em todo o país, mais de 1,7 milhão de matrículas já foram realizadas em 3.606 municípios.

O secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, participa da formatura ao lado do diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério de Desenvolvimento Social, Luiz Müller, do prefeito de Eunápolis, Demétrio Guerrieri, e de representantes das entidades ofertantes (Senai, Senac, Senar e Ifba). A solenidade será promovida no ginásio de esportes, na rua Arquimedes Martins, s/n - Centauro.

Em Eunápolis, os cursos mais procurados são operador de computador, montador e reparador de computadores, auxiliar administrativo, recepcionista, eletricista instalador predial de baixa tensão, modelista, assistente de planejamento e controle de produção, recepcionista em serviços de saúde, pedreiro de alvenaria e balconista de farmácia.

O Programa

O Pronatec Brasil Sem Miséria é parte integrante das ações de Inclusão Produtiva, que ao lado da garantia de renda e do acesso aos serviços públicos, representa um dos três eixos que compõem o Plano Brasil Sem Miséria. A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais – preferencialmente, por meio da Secretaria de Assistência Social –, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio do governo estadual, que se responsabiliza pela intermediação da relação entre entidades ofertantes, municípios e MDS, mobilização dos municípios, acompanhamento e monitoramento das ações.

Os cursos de qualificação profissional do Pronatec são oferecidos gratuitamente. Quem participa ainda recebe alimentação, transporte e materiais escolares. As capacitações são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac, Senai, Senar e Senat) e a rede federal e estadual de educação profissional e tecnológica.

Para participar, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas são feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que também mobilizam a população de baixa renda. No Pronatec, a quantidade de vagas e os tipos de cursos são negociados entre prefeituras, instituições que ministram os cursos, trabalhadores e empresariado em cada município participante, levando em conta a vocação econômica e os déficits de mão-de-obra da região. Isso aumenta as chances de contratação dos profissionais formados, um dos maiores desafios do plano.