Maioria das escolas da rede estadual pontua acima de 450 pontos no Enem

Do total de 294 escolas da rede estadual, cujos estudantes participaram das provas do Enem em 2014, a maioria obteve nota média acima de 450 pontos nas provas objetivas, o que é exigido para a certificação do ensino médio. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (05/08) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na área de Linguagens e Códigos, por exemplo, 98,3% das escolas estaduais obtiveram pontuação acima de 450 pontos, posicionando praticamente no mesmo patamar do total das escolas da Bahia (98.9%), incluindo as das outras redes (privada, federal e municipais).  A área de Matemática ainda foi a que teve a nota média mais baixa em todas as escolas da Bahia (27,2% rede estadual e 33.8% Bahia).

“Os estudantes da rede pública estadual estão tão bem preparados quanto os das demais redes”, Secretário Osvaldo Barreto

“Os estudantes da rede pública estadual estão tão bem preparados quanto os das demais redes”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando, porém, que a nota média das escolas divulgada pelo Inep não reflete o total dos estudantes da rede estadual com potencial para fazer a prova do Enem. Segundo ele, “a prova é aplicada em apenas 161 municípios da Bahia, o que, infelizmente, dificulta muito dos nossos estudantes participarem do processo”.

Uma das escolas mais bem pontuadas da rede pública estadual, o Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, mantém a liderança, com nota média de 529,25 em proficiência em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. “Atribuo o bom desempenho à dedicação dos professores, da equipe gestora e funcionários, além de todo o trabalho que é feito desde o 1º ano do Ensino Médio visando conteúdos específicos para o Enem”, afirma o diretor do Colégio, José Roque Bonfim.

"Nós aliamos o conteúdo a prática e isso também foi um diferencial para o bom desempenho dos alunos”, Lilian Moura Silva, diretora do Cetep de Vitória da Conquista

No interior, o Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista é um dos destaques, com 520,35. “Nós atribuímos esse desempenho ao comprometimento dos professores com a gestão participativa e, principalmente, à dedicação dos nossos alunos. Nós aliamos o conteúdo a prática e isso também foi um diferencial para o bom desempenho dos alunos”, disse a diretora do Centro, Lilian Moura Silva.