Líderes estudantis vão participar de debates para melhoria da educação na Bahia

Fotos: Ibsen Santos/GOVBA

Pela primeira vez, estudantes da rede estadual de ensino realizam eleição geral para a escolha de líderes estudantis. Os escolhidos vão compor uma comissão para representar os alunos em encontros municipais e regionais, em que serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à educação.

Dos mais de 20 mil líderes eleitos – um por turma nas quase mil escolas públicas estaduais espalhadas pela Bahia – mais de 900 vão fazer parte da comissão. A iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – Um Pacto Pela Educação, que visa maior participação dos alunos no ambiente educacional.

As votações foram iniciadas na quarta (27) e continuam até esta sexta-feira (29). Segundo uma das coordenadoras da ação, Valuza Saraiva, primeiro serão escolhidos os representantes das turmas e, em seguida, definidos os membros da comissão. As escolas terão até o dia 15 de junho para registrar os líderes no Sistema Escolar da Secretaria da Educação. Na plataforma será destrinchado o perfil das lideranças e o plano de trabalho de cada uma, que terá monitoramento da Secretaria da Educação e de gestores das instituições de ensino.

Veja fotos das eleições em outras escolas

Ensino médio
Ainda de acordo com Valuza, a Constituição Federal, os estatutos da Juventude e da Criança e do Adolescente, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação são a base legal do projeto, que foi pensado em conjunto pelos funcionários que compõem a educação do estado. “Essa primeira eleição geral nasce depois de um debate, em todo o ano de 2014, com os professores participantes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Cerca de 19 mil profissionais a rede estadual de ensino chegou à conclusão da importância do debate entre jovens que passam a ter chance maior de contribuir com o processo educacional”.

"Acho que posso ser útil para a evolução da educação em minha escola", estudante Bianca Sacramento

São diversos os motivos que fazem os estudantes montarem as chapas para concorrer. Para eles, é importante representar os colegas na busca por melhorias. “A minha turma passou a ser a turma da bagunça, perdeu um pouco da empolgação. Quero poder incentivar meus colegas a voltar a se empenhar”, afirma Jocelly Campos, líder de uma das chapas. Interessada em representar os estudantes, Bianca Sacramento, 15, revela o que pretende fazer caso seja eleita. “Quero lutar pela melhoria das escolas. Acho que posso ser útil para a evolução da educação em minha escola e contribuir com o ensino dos meus colegas”.

Fonte: Secom