Líderes de classe da rede estadual participam de encontro territorial em Barreiras

Os líderes de classe das escolas estaduais do Território da Bacia do Rio Grande e que integram o Núcleo Territorial de Educação Barreiras (NTE 11) participaram, nesta sexta-feira (19), em Barreiras, do VI Encontro Territorial de Líderes de Classe, realizado presencialmente seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados. A iniciativa visou promover o intercâmbio de experiências entre os estudantes eleitos nas funções de líder territorial, municipal e escolar e o protagonismo juvenil, com o intuito de contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

A programação foi composta por diversas atividades, como a palestra sobre “Liderança ativa e educação libertadora” e a apresentação dos programas do governo para a juventude. Além disso, os líderes participaram de uma oficina para elaborar o plano de ação e socializaram seus respectivos planos de ação com os colegas, no evento.

O coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo dos Anjos, ressaltou a importância da atividade. “O encontro foi marcado pela grandeza dos encontros entre os estudantes; apresentação dos planejamentos; e participação plena das instituições do Ensino Superior. Para nós foi um momento de muito aprendizado mútuo e de percepção, pois temos grandes potenciais na rede e continuaremos a incentivar a participação efetiva dos estudantes”, destacou.

O líder de classe, Gustavo Carvalho, 16, 1º ano, do Colégio Estadual do Campo Miguel Moreira de Carvalho, localizado em São Desidério, disse que o encontro foi enriquecedor. “Encontros como este são essenciais, pois temos a oportunidade de expor as nossas ideias que visam melhorar o convívio na escola, além de termos mais visibilidade para trocar experiências com outros líderes”.

A também líder de classe, Ana Rita Lima, 15, 1º ano, do Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, localizado em Wanderley, falou da  participação do encontro. “O encontro foi muito proveitoso, pois interagimos uns com os outros e aprendemos muito. Fiquei lisonjeada em representar o meu colégio e município e de ser um exemplo para os meus colegas”, comentou.

O encontro também contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques Antônio de Miranda; do diretor da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX (UNEB), Joaquim Pedro Soares Neto; do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Gustavo da Silva Quirino; e do diretor da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB).