Líderes de Classe conhecem o MAM e repassam conhecimento sobre museu-escola, arte e cultura

Fotos: Isabel Gouvêa e Geraldo Moniz

Mais de 250 líderes de classe da Rede Estadual de Ensino da Bahia visitaram o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) hoje (7), quarta-feira, em Salvador. Trata-se do projeto ‘Estudantes nos Museus’ que a Secretaria de Educação do Estado (SEC) desenvolve em parceria com a Secretaria de Cultura e os museus do IPAC, dentre eles, o MAM. Comandando as mais de duas centenas de estudantes organizados em 10 grupos de 25 jovens, está a Coordenação de Políticas para Juventude na Educação (Cojepe/SEC).

Segundo estimativas do MAM-Bahia, até final de dezembro deste ano (2022) cerca de 7.000 estudantes terão visitado o Solar do Unhão em apenas um semestre. Isso, considerando somente os Ensinos Fundamental e Médio, sem contar com estudantes de faculdades e universidades. O complexo arquitetônico é originário do século XVII onde está sediado o Museu. Parte desses estudantes – cerca de 2.300 – chegam através do projeto da SEC, ‘Estudantes nos Museus’. A outra parte está vindo via Projeto Visitas Guiadas do MAM, incluindo escolas de dezenas de cidades baianas e não só Salvador.

Surpreendentemente algumas cidades ficam a quase 400 km de distância da capital baiana mas fazem questão de visitar o MAM. Escolas de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jacobina e Nova Soure são alguns dos municípios mais afastados que procuram o Visitas Guiadas/MAM. Sem contar com colégios de Pojuca, São Francisco do Conde, Camaçari e Simões Filho, Mata de São João e de Salvador.

FILME, ESPAÇOS e EXPOSIÇÕES – Na primeira etapa da visita os alunos assistiram ao filme ‘Ilê Funfum: Uma homenagem ao Centenário de Rubem Valentim’, curta-metragem de 20 minutos de duração, relatando a trajetória artística do grande mestre baiano das artes visuais de mesmo nome nascido em Salvador em 1922 e falecido em São Paulo em 1991. O MAM detém o Espaço Rubem Valentim com a mais importante coleção do artista: ‘O Templo de Oxalá’, visitada também pelos alunos.

Depois os grupos seguiram para visitar a exposição ‘Utopias e Distopias’ que tem como proposta um discurso artístico e poético para falar da política no Brasil nas últimas décadas. As obras de arte dessa exposição mostram o acervo/MAM e importantes representantes da arte brasileira contemporânea. Essa mostra foi prorrogada para terminar no Verão/2023, antes do Carnaval.

ARTE POPULAR – No Espaço Lina está a exposição ‘Reminiscências do Museu de Arte Popular’ com produção executiva da Pau Viola Entretenimento. Formada por cerca de 1.000 peças de arte popular nordestina coletadas desde o final da década de 1950 e início dos anos 1960, essa mostra resgata o projeto inicial de Lina Bo Bardi (1914-1992) para que o Solar do Unhão abrigasse dois museus: Arte Moderna e Arte Popular, incluindo um Centro de Estudos e Trabalhos Artesanais (CETA) como escola produtiva de arte e design que unia o saber popular ao acadêmico. Impedida e pressionada pelo Golpe Militar em 1964, Lina foi obrigada a abandonar as suas ideias inovadoras e à frente do seu tempo, e foi embora da Bahia.

Fonte: ASCOM IPAC