Lideranças estudantis dialogam com Secretaria para ampliar participação da juventude na escola

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Lideranças estudantis da Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) dialogam com o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, sobre a importância da participação da juventude na melhoria da qualidade da educação no Estado. O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Educação na quinta-feira (21/05) e faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, para promover o protagonismo juvenil.

“Os movimentos estudantis têm um papel importante para avançar na democracia e na formação de líderes no nosso país. O governo acredita no protagonismo juvenil como agente transformador da realidade social e, consequentemente, na melhoria da qualidade da educação pública”, afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, informando que a rede estadual está realizando, pela primeira vez, a eleição de líderes de classe em todas as escolas públicas. As eleições acontecem de 27 a 29 de maio. Serão eleitos mais de 20 mil representantes, entre líderes e vice-líderes, em todo o Estado.

Para o presidente da Abes, Nadson Rodrigues, 20 anos, este é o caminho de mudança da realidade. “Valorizo as representações de turma, acho que esse pode ser o primeiro contato do estudante no meio político. A liderança de sala deve provocar nos estudantes o sentimento coletivo por uma educação melhor”, ressaltou. “Acreditamos que, num país democrático, o debate com o movimento estudantil é muito importante. Todos que querem melhorar a educação são parceiros”, finalizou Bárbara Melo, 20 anos, presidente da Ubes.