Juventude estudantil discute políticas culturais

Com o objetivo de promover o debate sobre políticas culturais com a juventude estudantil, estimulando novas produções e linguagens artísticas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), uma videoconferência voltada para gestores escolares, professores responsáveis por projetos culturais e estudantes da rede estadual de toda a Bahia.

O encontro contou com a participação dos secretários da Educação e da Cultura do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto e Albino Rubim, o coordenador do programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Uneb/Alagoinhas, Osmar Moreira, o professor e apresentador Jorge Portugal, e o representante do Conselho Estadual da Juventude, Felipe Freitas.

Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto enfatizou os projetos culturais voltados para os estudantes baianos e que são referência nacional, como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE). “Não adianta discutir educação sem focar na escola. Nós temos que construir uma juventude que seja protagonista de seu próprio destino. A arte e a cultura têm esta capacidade de mobilizar as pessoas e fazê-las crescer”, explica.

A abertura do evento ficou por conta da estudante Ana Vitória Ribeiro, vencedora da edição de 2010 do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), que declamou uma poesia de sua autoria. “O TAL foi uma experiência muito grande e positiva. Eu sempre gostei de escrever poesias, mas elas ficavam guardadas. Quando eu desobri que poderiam ser utilizadas para outros fins, foi a minha maior felicidade”, ressalta a estudante.

Veja mais fotos no Flickr

Centros de Cultura – Para o secretário da Cultura, Albino Rubim, o tema da videoconferência ainda é pouco trabalhado no Brasil e, por isso, a discussão tem grande importância. “Com as conferências estaduais e nacionais e as coordenações de juventude, esta discussão começa a ser mais movimentada. Nós criamos os centros de culturas populares e identitárias, através dos quais iremos trabalhar, inclusive, a cultura jovem”, explica.

A temática “cultura e juventude” vem ganhando destaque na Secretaria da Educação do Estado desde 2007, por meio da Coordenação de Projetos Intersetoriais, que executa projetos como A Arte de Contar História, Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Face, TAL e AVE.