Jovens medalhistas de campeonato de boxe visitam Secretaria da Educação

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto recebeu, nesta segunda-feira (19), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia, a visita de dois jovens que conquistaram medalhas no Campeonato Centro-Oeste de Boxe, realizado em Três Lagoas, Minas Gerais. Eles foram acompanhados do soldado da Polícia Militar, Wilson Lopes, responsável pelo projeto Campeão Cidadão, que é uma iniciativa da Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos, em Salvador.

O projeto, desenvolvido na comunidade para ensinar boxe a jovens em situação de risco, possui 215 inscritos que, por meio da prática esportiva, vem melhorando suas realidades de vida. Este é o caso do estudante do Colégio Estadual Sete de Setembro, Alan Ferreira Carvalho, 19 anos, que conquistou medalha de prata e, Jean Marcelo Muniz dos Santos, 20 anos, que recebeu medalha de bronze.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto salientou sobre a importância da prática esportiva aliada à educação. “Estes dois garotos servem de referência para outros estudantes e jovens, que podem conciliar os estudos com o esporte”, disse o secretário.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Segundo Alan Carvalho, desde quando começou a praticar boxe, há pouco mais de um ano, percebeu que melhorou seu rendimento escolar e disposição. “Com a ajuda do esporte passei a me comportar melhor na escola, melhorei minhas notas e, hoje, me sinto uma pessoa melhor”, disse o estudante, orgulhoso por sua vitória. Já Jean dos Santos destacou: “gosto muito do esporte e estou animado para participar dos próximos campeonatos e com o objetivo de conquistar melhores posições”. Os dois jovens se classificaram para o Campeonato Brasileiro de Boxe, que acontece no mês de novembro, em Aracaju – SE.

O soldado da Polícia Militar, Wilson Lopes afirmou que a iniciativa é importante porque os jovens são envolvidos no esporte de forma educativa. “A prática esportiva reflete na melhora do condicionamento físico e os torna mais disciplinados”, destacou.