Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Jovens de Tucano lançam e-Book sobre suas percepções estudantis
Jovens de Tucano lançam e-Book sobre suas percepções estudantis
Publicado em seg, 08/11/2021 - 17:30 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Segundo o professor de Sociologia e um dos idealizadores do projeto, Ademar dos Santos, os estudantes, em grupos, escreveram textos que evidenciaram suas percepções de mundo, principalmente no que se refere aos seus desejos e esperanças. “Este trabalho representa a construção de aprendizagens e ensinos colaborativos, democratizantes, autônomas, singulares e coletivas. Poderíamos, por assim dizer, são experiências significativas em processos educacionais”, salientou.
A estudante Marissol de Souza, 18, 3º ano, falou sobre o impacto do projeto em seu aprendizado. “Foi um projeto que, de início, achamos ser apenas um texto, mas, durante sua construção, nos mostrou uma visão mais precisa, como algo necessário para nós, jovens. Quando começamos a desenvolver o trabalho, conseguimos unir ideias gerais de todos. Esperamos, de coração, que tenhamos abraçado pelo menos uma parte do sonho de cada um. Em relação ao acompanhamento, a todo momento tivemos a ajuda e o direcionamento dos nossos professores”.
A experiência de ACC obteve aprovação em formato de painel de comunicação para ser apresentado no V Colóquio LusoAfro Brasileiro de Questões Curriculares. Trata-se de um colóquio internacional que conta com a participação de pesquisadores de universidades de países africanos, do Brasil e de Portugal e que começa nesta terça-feira (9) e segue até quinta (11), com a temática “Currículo e ensino remoto na Educação Básica: a experiência das Atividades Curriculares Complementares (ACC) na área de Ciências Humanas em uma turma de Ensino Médio”. Mais informações podem ser acessadas aqui.
Notícias Relacionadas
-
Mostra DIC de Ciências premia estudantes baianos que se credenciam para eventos internacionais
-
Escola Parque sedia Encontro Nacional de Mulheres Camponesas
-
Comunidade acadêmica comemora 33 anos de estadualização da Uesc
-
Rede estadual de ensino de Anguera ganha novo colégio com estrutura para ensino em tempo integral
-
Estudantes participam da Etapa Territorial do projeto Encante, em Amargosa
-
Auxílio do Programa Mais Futuro será creditado nesta sexta-feira (6)
-
Período de renovação de matrícula para estudantes da rede estadual termina nesta sexta-feira (29)