Jovens de Tucano lançam e-Book sobre suas percepções estudantis

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado na cidade de Tucano, lançaram, nesta segunda-feira (8), nas redes sociais do colégio e dos professores, como a página do Instagram @celem.tucano, além de rádios da cidade e grupos de WhatsApp, o e-Book intitulado "Percepções estudantis: desejos e esperanças". Trata-se de um produto final de Atividades Curriculares Complementares (ACC) do currículo continuum 2020/2021, na área de Ciências Humanas, contendo produções dos estudantes. O e-Book pode ser acessado aqui.
 
Segundo o professor de Sociologia e um dos idealizadores do projeto, Ademar dos Santos, os estudantes, em grupos,  escreveram textos que evidenciaram suas percepções de mundo, principalmente no que se refere aos seus desejos e esperanças. “Este trabalho representa a construção de aprendizagens e ensinos colaborativos, democratizantes, autônomas, singulares e coletivas. Poderíamos, por assim dizer, são experiências significativas em processos educacionais”, salientou. 
 
A estudante Marissol de Souza, 18, 3º ano, falou sobre o impacto do projeto em seu aprendizado. “Foi um projeto que, de início, achamos ser apenas um texto, mas, durante sua construção, nos mostrou uma visão mais precisa, como algo necessário para nós, jovens. Quando começamos a desenvolver o trabalho, conseguimos unir ideias gerais de todos. Esperamos, de coração, que tenhamos abraçado pelo menos uma parte do sonho de cada um. Em relação ao acompanhamento, a todo momento tivemos a ajuda e o direcionamento dos nossos professores”.
 
A experiência de ACC obteve aprovação em formato de painel de comunicação para ser apresentado no V Colóquio LusoAfro Brasileiro de Questões Curriculares. Trata-se de um colóquio internacional que conta com a participação de pesquisadores de universidades de países africanos, do Brasil e de Portugal e que começa nesta terça-feira (9) e segue até quinta (11), com a temática “Currículo e ensino remoto na Educação Básica: a experiência das Atividades Curriculares Complementares (ACC) na área de Ciências Humanas em uma turma de Ensino Médio”. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Notícias Relacionadas